quarta-feira, 15 de junho de 2011

Defesa Social apresenta projetos no Conselho de Segurança Pública

De acordo com Dário Cesar, Alagoas é um dos estados que mais investem em segurança

Mônica Cavalcante

Conselho de Segurança esteve reunido nesta quarta-feira
Alagoas é um dos estados brasileiros que mais investem em segurança pública, de acordo com o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi). A informação foi dada pelo secretário de Estado da Defesa Social, coronel Dário Cesar, durante reunião desta quarta-feira (15) do Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg). Segundo ele, boa parte dos investimentos é destinado ao pagamento dos salários dos profissionais de segurança.

Na reunião, o secretário fez uma explanação dos projetos de prevenção e repressão à criminalidade que estão sendo colocados em prática pela Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds). Dário Cesar citou a implantação das quatro bases comunitárias financiadas pelo governo federal. Desse total, três já foram inauguradas – a dos conjuntos Selma Bandeira e Osman Loureiro e a do bairro do Jacintinho – , sendo a do Vergel prevista para a próxima semana.

Para reforçar a segurança na capital, a Seds vem estudando um novo modelo de policiamento visando garantir uma maior visibilidade ostensiva da PM. “Queremos adotar o policiamento por quadrantes, que se constitui na divisão da parte baixa da cidade por áreas de dois quilômetros, onde uma viatura e duas motocicletas ficarão responsável pelo patrulhamento diário daquela quadra”, destacou.

Dário Cesar apresentou ainda os projetos de premiação à produtividade dos policiais civis e militares na área de investigação e apreensão de armas e drogas. “Pretendemos incentivar o policial que está atuando na parte operacional”, disse, acrescentando que outro projeto irá contratar policiais da reserva para atuar na área administrativa e na guarda patrimonial dos órgãos públicos. Com essa medida, o secretário garantiu que mais 800 agentes da segurança pública serão remanejados.

Durante a apresentação, Dário Cesar mostrou ainda os projetos destinados à Polícia Civil e ao Sistema Prisional, como a construção de novos presídios e de uma Casa de Custódia em cada região, para acabar de vez com a permanência de presos em delegacias. Ele citou a implantação do módulo de segurança do Cyridião Durval, com 96 vagas, e do Núcleo Ressocializador da Capital, que vai abrigar reeducandos trabalhadores.