quarta-feira, 15 de junho de 2011

Caminhada marca Dia Mundial de combate à violência contra o idoso

O evento teve como tema “Juntos, por mais respeito, qualidade de vida, dignidade e esperança para as pessoas idosas”

Wellington Santos

Centenas de pessoas participaram da caminhada

“Foi um evento maravilhoso e que serviu como conscientização para a sociedade alagoana, apesar de hoje ser um dia mais de advertência eue de comemoração”.  A afirmação foi feita por Maria Cristina, 62, que participou do início ao fim, nesta quarta-feira (15), da caminhada alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

Dessa forma, com o tema “Juntos, por mais respeito, qualidade de vida, dignidade e esperança para as pessoas idosas”, centenas de pessoas da melhor idade participaram da grande caminhada que percorreu algumas ruas do centro comercial de Maceió.

O evento contou ainda com a participação de diversas entidades da sociedade civil que partiu da Praça Deodoro e teve como ponto final a Praça Marechal Floriano Peixoto, com diversas atividades dirigidas aos idosos, entre elas exames gratuitos de glicemia e pressão arterial.

Na ocasião, além dos exames rotineiros pertinentes à idade, centenas de idosos, como Maria Cristina, deram exemplo de vitalidade e alegria. Assim também foi com Maria do Socorro da Silva, 66 anos, que junta com outros companheiros pode se expressar com apresentação de danças folclóricas.

“A violência não pode ser maior que nossa vontade de viver”, destacou Socorro, que participa de um grupo da melhor idade no bairro da Chã da Jaqueira, além de engrossar a caminhada.

“Esse foi o primeiro grande evento externo que contribuiu para levar as pessoas a mensagem de que não podemos nos calar diante da violência sofrida todos os dias pelos nossos idosos”, destacou a coordenadora do Centro Integrado de Atendimento e Prevenção à Violência Contra Pessoas Idosas (Ciappi), Viviane Gusmão.

De acordo com ela, o principal objetivo da caminhada foi criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa, além de, ao mesmo tempo, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.

O Ciappi é ligado à Secretaria Nacional de Direitos Humanos e à Secretaria
a de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), e mantém, em Maceió, uma sede no bairro do Farol, onde desenvolve atividades como visitas domiciliares e institucionais com objetivo de verificar e averiguar a veracidade das denúncias de violência contra pessoas idosas.

Com uma equipe multidisciplinar que conta com profissonais advogados, psicólogos e assitentes sociais, o atendimento e o recebimento de denúncias funcionam das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e podem ser feitas pelo Disque-Idoso pelo fone 3315-9928. As denúncias também podem ser feitas pelo telefone 3315-9929 ou e-mail centro.idoso@assistenciasocial.al.gov.br.

A criação do Ciappi pelo governo de Alagoas e o MDS teve como base a deliberação da I Conferencia Estadual do Idoso em 2007, em que foi elaborado o Projeto do Centro Integrado de Atenção e Prevenção da Violência Contra a Pessoa Idosa.