quarta-feira, 15 de junho de 2011

Soares destaca credibilidade do Governo de Alagoas junto ao MEC

Em entrevista, secretário de Estado da Educação tratou de ações que serão os pilares de sua gestão

Ana Paula Lins
Foto: Valdir Rocha

Secretário Adriano Soares foi o entrevistado do Conversa de Botequim
O secretário de Estado da Educação e do Esporte, Adriano Soares, garantiu a continuidade de investimentos em obras de infraestrutura escolar e melhoria da qualidade de ensino na rede pública estadual. A declaração foi feita na noite desta terça-feira (14), em entrevista ao jornalista Plínio Lins, durante o programa Conversa de Botequim, no restaurante Rapa Nui.

De acordo com Soares, a gestão do governo Teotonio Vilela Filho promoveu uma “revolução silenciosa” na educação, uma mudança de ordem pedagógica, estrutural e administrativa que  teve início após a implementação do Programa Geração Saber, que foi desenvolvido pelos técnicos da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

“Na gestão de Teotonio Vilela Filho, criou-se uma relação de credibilidade e confiança entre o Estado e o Governo Federal, tanto que o MEC é o maior parceiro do Geração Saber e já indica o programa como referência exitosa para estados e municípios que desejem desenvolver projetos de cooperação técnica na educação”, pontua.

Soares lembrou que, em virtude dessa credibilidade, hoje, o Estado conta com uma maior alocação de recursos federais para os projetos educacionais, os quais estão sintetizados nas metas e estratégias estabelecidas pelo Geração Saber. “Dois pontos fundamentais do programa são os investimentos na melhoria do ensino e na construção e reforma de escolas e ginásios. Por exemplo, temos recursos para transformar o Cepa em um cartão postal da educação e acreditamos que estas obras proporcionarão condições dignas de estudo para nossos alunos e os motivarão a seguirem sua escolarização”, afirma.

Desafios
Para o secretário, um dos principais desafios na educação é a busca pelo aperfeiçoamento da gestão escolar. Ele afirma que a gestão democrática, onde a comunidade escolhe os diretores, representa uma grande conquista para a sociedade, mas ressalta que este processo só será exitoso se houver uma sintonia entre as unidades de ensino com as políticas estabelecidas pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e pela Secretaria. 

“Só assim teremos benefícios efetivos para os nossos alunos. Por isso, de agora em diante, a SEE fará um acompanhamento mais intenso destas gestões, o que terá início já no próximo mês, com as eleições dos conselhos escolares”, adianta.

Outra meta anunciada por Soares é a continuidade das ações de cooperação entre Estado e Municípios na educação. Segundo o secretário, a parceria é fundamental pelo fato de que 75% dos alunos da rede pública se encontram nos municípios e, por meio do regime de colaboração, é que as políticas públicas podem se converter em resultados efetivos.

Capital humano
Por fim, Soares destacou que a transformação na educação de Alagoas depende também da motivação do servidor do órgão. “Temos servidores muito qualificados e, por isso, vamos aproveitar ao máximo esse capital humano e motivá-lo de forma que ele se converta em uma força transformadora que trará bons resultados para todo o Estado”, destaca.