Em entrevista, secretário de Estado da Educação tratou de ações que serão os pilares de sua gestão
Ana Paula Lins
Foto: Valdir Rocha
Secretário Adriano Soares foi o entrevistado do Conversa de Botequim |
O secretário de Estado da Educação e do Esporte, Adriano Soares, garantiu a continuidade de investimentos em obras de infraestrutura escolar e melhoria da qualidade de ensino na rede pública estadual. A declaração foi feita na noite desta terça-feira (14), em entrevista ao jornalista Plínio Lins, durante o programa Conversa de Botequim, no restaurante Rapa Nui.
De acordo com Soares, a gestão do governo Teotonio Vilela Filho promoveu uma “revolução silenciosa” na educação, uma mudança de ordem pedagógica, estrutural e administrativa que teve início após a implementação do Programa Geração Saber, que foi desenvolvido pelos técnicos da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
“Na gestão de Teotonio Vilela Filho, criou-se uma relação de credibilidade e confiança entre o Estado e o Governo Federal, tanto que o MEC é o maior parceiro do Geração Saber e já indica o programa como referência exitosa para estados e municípios que desejem desenvolver projetos de cooperação técnica na educação”, pontua.
Soares lembrou que, em virtude dessa credibilidade, hoje, o Estado conta com uma maior alocação de recursos federais para os projetos educacionais, os quais estão sintetizados nas metas e estratégias estabelecidas pelo Geração Saber. “Dois pontos fundamentais do programa são os investimentos na melhoria do ensino e na construção e reforma de escolas e ginásios. Por exemplo, temos recursos para transformar o Cepa em um cartão postal da educação e acreditamos que estas obras proporcionarão condições dignas de estudo para nossos alunos e os motivarão a seguirem sua escolarização”, afirma.
Desafios
Para o secretário, um dos principais desafios na educação é a busca pelo aperfeiçoamento da gestão escolar. Ele afirma que a gestão democrática, onde a comunidade escolhe os diretores, representa uma grande conquista para a sociedade, mas ressalta que este processo só será exitoso se houver uma sintonia entre as unidades de ensino com as políticas estabelecidas pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e pela Secretaria.
“Só assim teremos benefícios efetivos para os nossos alunos. Por isso, de agora em diante, a SEE fará um acompanhamento mais intenso destas gestões, o que terá início já no próximo mês, com as eleições dos conselhos escolares”, adianta.
Outra meta anunciada por Soares é a continuidade das ações de cooperação entre Estado e Municípios na educação. Segundo o secretário, a parceria é fundamental pelo fato de que 75% dos alunos da rede pública se encontram nos municípios e, por meio do regime de colaboração, é que as políticas públicas podem se converter em resultados efetivos.
Capital humano
Por fim, Soares destacou que a transformação na educação de Alagoas depende também da motivação do servidor do órgão. “Temos servidores muito qualificados e, por isso, vamos aproveitar ao máximo esse capital humano e motivá-lo de forma que ele se converta em uma força transformadora que trará bons resultados para todo o Estado”, destaca.