quarta-feira, 15 de junho de 2011

Jacintinho ganha a terceira Base Comunitária de Segurança

Policiais realizarão um trabalho preventivo e de  aproximação com a comunidade, conhecendo os problemas e as necessidades de cada família

Ascom Seds
Foto: Adailson Calheiros

Polícia Comunitária passa a atuar no Jacintinho
O bairro do Jacintinho é a terceira localidade contemplada com uma Base Comunitária de Segurança (BCS), projeto do Governo do Estado que visa aproximar a polícia da comunidade, por meio de ações preventivas. A inauguração da BCS ocorreu nesta quarta-feira (15) com a presença de diversas autoridades civis e militares, além de lideranças da região.

Com a implantação da base comunitária, instalada na praça  Mário Jambo (antiga caixa d´água), a Polícia Militar (PM) estará atuando diariamente no local com visitas periódicas aos moradores no entorno de 2,5 quilômetros. A partir de agora, policiais realizarão um trabalho preventivo e de  aproximação com a comunidade, conhecendo os problemas e as necessidades de cada família.

O secretário de Estado da Defesa Social, coronel Dário Cesar Cavalcante, presidiu a solenidade e destacou a presença do Estado na área de segurança pública, com o objetivo de  reduzir a violência a partir do novo modelo de policiamento em áreas carentes. Segundo ele, o projeto vem apresentando bons resultados nos locais onde já vem funcionando.

“É importante que todos participem e contribuam. A PM não deve ser o único mecanismo. Os demais órgãos que compõem a esfera do Estado também podem e devem interagir neste processo”, ressaltou. O secretário informou que na próxima semana será inaugurada a base comunitária do bairro do Vergel.

Para o comandante-geral da PM, coronel Luciano Silva, a filosofia de polícia comunitária é uma modalidade de policiamento que dá certo ao promover uma interação entre polícia e a comunidade.

“A PM sem a comunidade não existe. A polícia comunitária surge exatamente para promover essa aproximação. Embora o policiamento comunitário não substitua as demais modalidades de policiamento, como o de choque, ambiental, de trânsito, o projeto vem para complementar o processo de segurança pública. A Polícia Militar agradece a sociedade alagoana por acreditar nesta filosofia”, frisou.

Com o início dos trabalhos da PM no entorno da praça Mário Jambo, o sargento Nivaldo Vasconcelos, do Batalhão de Eventos, assumiu  o comando da base comunitária. Bastante entusiasmado, ele demonstrou garra para a nova missão.

“Vamos nos empenhar ao máximo no policiamento comunitário. A equipe composta por 21 policiais é bastante capacitada para atender a comunidade, tendo em vista que dispomos de duas motocicletas e uma viatura para o policiamento”, garantiu.

Paralelo à inauguração, diversas atividades foram desenvolvidas para a população. Entre as ações, foram realizados atendimento médico, corte de cabelo, emissão das carteiras de identidade e trabalho, demonstrações do Corpo de Bombeiros, apresentações culturais, bem como atividades educacionais com crianças, oficinas sobre educação ambiental e palestras do Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (Proerd).