quarta-feira, 15 de junho de 2011

Comunidade do Vergel é contemplada com o programa Sepaz na Comunidade

Projeto continua nesta quinta-feira (16), na comunidade da Pescaria

Lucas Lisboa

Comunidade do Vergel foi beneficiada com projeto da Sepaz
Nesta quarta-feira (15), foi a vez da comunidade do Vergel participar do seminário Sepaz na Comunidade – Dialogando com você, que vem, desde o último dia 6, promovendo encontros nos bairros mais violentos de Maceió, com o objetivo de disseminar a cultura de paz nesses locais. A ação aconteceu na sede do Projeto Mundaú – Visão Mundial e contou com cerca de 50 participantes.

Durante a programação, a Superintendência de Promoção da Cultura de Paz fez uma explanação sobre a Secretaria, detalhando projetos, objetivos, ações e seus resultados. Além disso, o momento serviu para que os moradores da comunidade pudessem trocar experiências e elencar as principais dificuldades encontradas no que diz respeito à violência, e o que precisa ser feito para se estabelecer uma mudança de comportamento, através de uma cultura de paz.

Presente ao seminário, a secretária adjunta da Promoção da Paz, Carla Dantas, destacou a participação da comunidade, que desde o início das atividades se mostrou interessada em debater os principais assuntos e relatar as necessidades encontradas no bairro. 

Para ela, o momento foi de muita importância tanto para a comunidade, como para a Sepaz, que, mediante as solicitações e questionamentos da população, concentrará esforços na formulação de ações e projetos que possam fortalecer a construção de uma cultura de paz.

A coordenadora do Projeto Mundaú, Marielvis de Lima, explicou que a atuação da Sepaz na comunidade fomentará o trabalho que é feito na instituição, voltado o desenvolvimento social e humanitário de crianças e adolescentes. Marielvis fala que 2.800 jovens são cadastrados no projeto, aportando um total de aproximadamente 1.000 famílias. Segundo ela, a iniciativa pode apontar a comunidade para um novo horizonte.

“Ninguém aguenta mais tanta violência em nosso bairro. Precisamos nos apoiar em tudo que é preciso para mudar isso, e a cultura de paz é uma aposta de todos nós. Pelo número extenso de pessoas ligadas ao projeto, os ensinamentos passados aqui podem ser levados para centenas de pessoas, para que, assim, a realidade do Vergel seja mudada”, disse Marielvis.

O Sepaz na Comunidade continua nesta quinta-feira (16), na comunidade da Pescaria. O evento acontece na sede da AABB, a partir das 14h.