quarta-feira, 15 de junho de 2011

Em carreata, Zé gotinha quer imunizar mais de 270 mil crianças em Alagoas

Mascote da campanha vai percorrer diversos bairros com o ojbetivo de chamar a atenção sobre a importância da vacinação

Luciana Mendonça

Nesta sexta-feira (17), a campanha de vacinação infantil conta com um grande aliado para reforçar a ação, o Zé Gotinha. O mascote da campanha vai percorrer diversos bairros com o objetivo de chamar a atenção da população sobre a importância da vacina contra pólio, sarampo, rubéola e caxumba para crianças de zero a menores de sete anos de idade. A campanha, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em parceria com o Ministério da Saúde e os 102 municípios, foi iniciada na última segunda-feira (13) e vai até o dia 22 de junho. 

A carreata irá sair da sede da Sesau a partir das 16h e vai percorrer os bairros do Poço, Ladeira Geraldo Melo, Centenário, Feitosa, Ladeira do Jacintinho, Mangabeiras e orla de Maceió. Durante esta semana, a ação foi realizada nos municípios de Atalaia, Capela, São Sebastião e Chã Preta. No sábado (18), Dia D de Vacinação, o Zé Gotinha estará em Marechal Deodoro; no domingo, na Pajuçara, no espaço Lazer; na segunda-feira (20), em Craibas, e na terça-feira (21), em Delmiro Gouveia. 

O objetivo da campanha é vacinar 276.467 crianças menores de cinco anos contra paralisia infantil e 335.015 crianças entre um ano e menores de sete anos contra o sarampo, rubéola e caxumba nos 102 municípios para atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 95%. 

Segundo a gerente estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Denise Castro, as crianças com idade entre um e menores de cinco anos deverão ser vacinadas, simultaneamente, contra a paralisia infantil, sarampo, rubéola e caxumba. “No caso de crianças que estejam nesta faixa etária, os pais podem ficar tranquilos, pois não há nenhuma contraindicação em vaciná-las duas vezes no mesmo dia”, assegurou.

De acordo com Denise Castro, há contraindicação apenas para as crianças que tenham alergia a proteína do ovo ou que tenham apresentado choque anafilático ao serem vacinadas em campanhas anteriores. “Mas no caso das crianças que estejam com febre durante a campanha, elas deverão esperar o problema ser solucionado e poderão ser vacinadas posteriormente”, explicou Denise Castro, informando que para campanha de Vacinação estão disponíveis 997 postos entre fixos, extras fixos e volantes, além de 3.345 profissionais e 649 veículos.