quarta-feira, 15 de junho de 2011

População do Jacintinho ganha hoje Base Comunitária de Segurança

Terceira unidade de Polícia Comunitária instalada em Maceio será inaugurada na manhã desta quarta, com prestação de serviços aos moradores 

Mosael Henrique

Com uma população de mais de 200 mil pessoas, o bairro do Jacintinho é a terceira localidade contemplada com uma Base Comunitária de Segurança, que foi instalada na praça Mário Jambo (antiga caixa d´água). A inauguração da BCS está marcada para esta quarta-feira (15), a partir das 8h, com a presença do governador Teotonio Vilela Filho e demais autoridades civis e militares.

Ao contrário das duas primeiras bases implantadas pelo governo do Estado nos conjuntos Selma Bandeira e Osman Loureiro, que já vinham funcionando em caráter experimental, a do Jacintinho começa a desenvolver o novo modelo de policiamento comunitário a partir de sua inauguração. Localizado numa área de 3,672 km², o bairro deverá receber, no futuro, mais duas bases.

Com o início dos trabalhos, a PM estará atuando diariamente no local com visitas periódicas aos moradores no raio de 2,5 quilômetros, realizando ao mesmo tempo um policiamento preventivo e de contato com a comunidade, conhecendo os problemas e as necessidades de cada família. O trabalho contará com o auxílio do Conselho Comunitário de Defesa Social, cujos membros tomam posse nesta quarta-feira (15).

“Nossa esperança é que a base de segurança não traga só tranquilidade, como também ações sociais para a comunidade, que necessita de uma maior presença do poder público”, disse o líder comunitário e presidente eleito do Conselho de Defesa Social, José de Almeida Costa.

Diante do crescente envolvimento dos jovens com as drogas, ele defende projetos sociais para reverter essa realidade no Jacintinho. “É comum a gente ver em nosso bairro jovens sendo assassinados diariamente por causa das drogas; por isso queremos a polícia não fique apenas com o trabalho repressivo, mas também que seja uma parceira da comunidade para mudar esse quadro”, comentou.

Programação

A inauguração da terceira BCS conta com uma vasta programação elaborada pelas corporações militares e órgãos públicos envolvidos no projeto. A partir das 8h, serão prestados atendimentos à população com emissão de carteiras de identidade e de trabalho, exames médicos e verificação de pressão arterial e corte de cabelo.

Durante toda a manhã, haverá ainda oficinas de Educação Ambiental, de Trânsito e do Proerd (Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência), além de atividades esportivas, exposições e orientações da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, dentro outras. A próxima base a entrar em funcionamento está localizada no bairro do Vergel, com a inauguração prevista para a próxima semana.