quinta-feira, 5 de maio de 2011

Sesau reforça vacina nos profissionais de saúde

Desde que a Campanha de Vacinação contra Gripe em Alagoas foi iniciada, no último dia 25, já foram imunizadas 178.223 pessoas

Valdete Calheiros

Servidores da Saúde são vacinados contra gripe
Centenas de servidores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) foram vacinados nesta quinta-feira (5) contra a gripe. A vacinação aconteceu nos dois horários para contemplar os servidores que trabalham durante o período da manhã e da tarde. 

A servidora Célia Regina dos Santos Tenório foi uma das primeiras a ser imunizadas contra a gripe. “Sempre sou vacinada em todos os anos da campanha. É de fundamental importância a aplicação da vacina para a prevenção de determinadas doenças. E, no caso dos profissionais de saúde, estamos ainda mais expostos ao risco”, avaliou. 

A enfermeira Fagna Souza, coordenadora do Programa de Hanseníase da Sesau, ratificou a necessidade de os profissionais de saúde serem imunizados. “Pelo tipo de trabalho que desenvolvem, os profissionais de saúde representam uma categoria muito vulnerável que está exposta a contrair doenças com ainda mais facilidade”, argumentou. 

Já a enfermeira da Sesau, Viviane Cavalcante Belo, afirmou que além de imunizar os servidores contra a gripe, os técnicos da Secretaria também estavam aplicando vacina contra o tétano e a hepatite B.

Desde que a Campanha de Vacinação contra Gripe em Alagoas foi iniciada, no último dia 25, já foram imunizadas 178.223 pessoas. Segundo a gerente do Programa de Imunização de Alagoas, Denise Castro, a ação faz parte da estratégia da campanha que contempla os trabalhadores da saúde. “A vacinação desse grupo garante o funcionamento dos serviços de saúde. Com os profissionais protegidos, estará assegurado o atendimento da população”, ressaltou Denise Castro. 

A Sesau também montou um posto de vacinação na sede da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), que estará em funcionamento durante toda a semana, das 9h às 16h. No próximo sábado (7), adiantou Denise Castro, a campanha será intensificada nos municípios de Palmeira dos Índios e Quebrangulo. A vacinação será realizada a partir das 8h30 na Zona Rural e contará com a participação de técnicos da Sesau.

De acordo com os dados do Programa Nacional de Imunização (PNI), em Alagoas já foram vacinadas 37.646 crianças, 17.977 trabalhadores da área da saúde, 17.226 gestantes e 104.638 idosos.

Vacinação – A campanha foi iniciada no último dia 25 e será encerrada no próximo dia 13 de maio. A vacinação contra a gripe está ocorrendo em todos os postos de saúde dos 102 municípios de Alagoas, além de postos volantes instalados em shoppings e supermercados. 

As crianças, de seis meses a dois anos, são vacinadas duas vezes. Os pais devem levá-las de volta à unidade de saúde para tomar a segunda dose, trinta dias após o menor ter recebido a primeira dose.