quinta-feira, 5 de maio de 2011

Ministério da Integração estuda projeto para conter erosão no Benedito Bentes

Obra inacabada provoca transtornos à comunidade da  Grota do Bom Jesus em Maceió

Ricardo Sanchez


Ministro Fernando Bezerra definiu equipe para avaliar obra
O secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, participou nesta quinta-feira (5), em Brasília, de um encontro com o ministro da Integração Nacional (MI), Fernando Bezerra, para negociar a liberação de recursos para obra de contenção na Grota Bom Jesus, no Benedito Bentes, em Maceió. 

A suspensão da obra de Macrodrenagem do Tabuleiro do Martins, paralisada pelo TCU em 2002, resultou em uma grande cratera aberta pela força das águas que passou a ameaçar residências e moradores da Grota Bom Jesus.

“A Grota do Bom Jesus é um problema sério, decorrente de erros no projeto de macrodrenagem de governos anteriores, que precisa ser corrigido com urgência. O investimento será de R$ 13 milhões. Essa cratera já “engoliu” mais de 10 casas. Hoje o volume de terra que foi escavado pela erosão é de quase 10 prédios”, afirmou o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman.

Além da ameaça às residências dos moradores da comunidade, a cratera da Grota do Bom Jesus também vem provocando a erosão no Rio Cariacica, que teve parte do seu leito tomado pelos resíduos levados pelas chuvas às nascentes do rio.

Após ouvir os relatos do secretário Marco Fireman, o ministro Fernando Bezerra formou uma equipe para trabalhar junto com técnicos da Secretaria da Infraestrutura de Alagoas para buscar uma técnica de viabilizar os recursos para que o problema que afeta a Grota Bom Jesus tenha uma solução definitiva.

A resolução desse problema também vai por fim às inundações no Distrito Industrial Luiz Cavalcante, que no período chuvoso, também sofre as consequências da suspensão das obras da Macrodrenagem do Tabuleiro do Martins.