quinta-feira, 5 de maio de 2011

Consórcio de Resíduos Sólidos será encaminhado às Câmaras Municipais

Se for aprovada por pelo menos duas casas legislativas, parceria entre municípios da Zona da Mata será formalizada

Victor Guerra


Prefeitos e representantes estiveram nesta quinta-feira (5) no auditório da Prefeitura de União dos Palmares para entrega do Protocolo de Intenções do Consórcio Público de Resíduos Sólidos que será constituído na região da Zona da Mata. O evento contou com a participação do secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Ivã Vilela, que coordena a mobilização dos gestores municipais para criação de consórcios em sete regiões de Alagoas.

Com a entrega do Protocolo de Intenções, cabe agora aos prefeitos encaminhar o documento às respectivas Câmaras Municipais para aprovação dos vereadores. O Consórcio Público de Resíduos Sólidos da Zona da Mata será capaz de processar o lixo gerado por 14 municípios e a previsão é de que sejam construídos dois aterros sanitários, um no município de Murici e outro em União dos Palmares.

Para o secretário Ivã Vilela, foi um grande passo para a Zona da Mata. “Com a entrega do Protocolo de Intenções, demos um grande passo para concretizar o Consórcio Público da região da Zona da Mata. Agora, com o encaminhamento para as Câmaras Municipais, precisamos que ao menos duas delas aprovem esses documentos para que o Consórcio seja instituído. Certamente, não devemos ter nenhum problema nessas aprovações e daremos um grande passo na questão do lixo”.

Na reunião desta quinta-feira, estiveram presentes representantes de União dos Palmares, Branquinha, Murici, Capela, Atalaia, Cajueiro, Chã Preta e Mar Vermelho. Os demais municípios receberão em suas cidades o Protocolo de Intenções para encaminhar a suas Câmaras Municipais o documento de adesão ao Consórcio Público de Resíduos Sólidos da Zona da Mata.

Técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos estarão à disposição dos municípios e seus gestores para qualquer dúvida em relação ao Consórcio Público para solucionar dúvidas tanto técnicas, quanto administrativas. Na próxima quinta-feira (12), os municípios do Litoral Norte receberão servidores da Semarh para discutir o Consórcio Público da região.