quinta-feira, 5 de maio de 2011

Coleta de dados da 1ª etapa do Censo 2011 começa no próximo dia 25

A partir desta data, sistema Educacenso será aberto para inserção de informações

Ricardo Moresi

Começa no próximo dia 25 o período para que as unidades escolares públicas e privadas de todo o estado respondam a primeira etapa do Censo Escolar da Educação Básica de 2011. O prazo segue até o dia 14 de agosto. As informações obtidas ajudam a traçar o cenário nacional da educação básica e servem para calcular os índices educacionais em todo país.

Além disso, elas servem de referência para a formulação de políticas públicas e a execução de programas na área da educação como, por exemplo, a merenda, transporte escolar e o Fundeb.

Conforme Elineuza Crescêncio, técnica da Gerência de Estatística Educacional da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), o passo a passo e o cronograma do Educacenso 2011 foram publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no Diário Oficial da União (DOU), por meio da Portaria nº 98, de 29 de abril de 2011.

Ela evidencia que a previsão é de que os dados preliminares sejam publicados no dia 6 de setembro. “Em seguida, haverá reabertura do sistema para possíveis retificações. A publicação final dos dados da 1ª etapa deve acontecer no dia 24 de novembro”, informa.

Ela destaca ainda que todos os recursos destinados à educação serão disponibilizados com base nos dados informados na publicação final da 1ª etapa. “Nesta fase do Censo informa-se o número de matrículas, o quantitativo de turmas, docentes e escolas em atividade, novas unidades escolares, extintas ou paralisadas”, antecipa.

A técnica revela também que com base na primeira etapa é que se realiza a segunda, que consiste na situação do aluno, ou seja, se o estudante foi aprovado, reprovado, evadiu ou foi transferido. “A partir destes dados será possível fazer um comparativo com as informações do ano passado”, pondera.

O Censo Escolar é uma ação estatístico/educacional realizada todos os anos, em nível nacional, e organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele conta com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do Brasil.