quinta-feira, 5 de maio de 2011

Governador Teotonio Vilela garante federalização da AL-101 Norte

Ministério dos Transportes também assegura recursos para a conclusão da AL-101 Sul 

Ricardo Sanchez

Governador esteve reunido com ministro dos Transportes
O governador Teotonio Vilela Filho garantiu a federalização da AL-101 Norte e recursos para a conclusão da AL-101 Sul, em audiência com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. O projeto já foi aprovado no Congresso Nacional, mas recebeu um veto técnico do governo federal. Na audiência, também foi discutida a duplicação da BR-101 e a pavimentação do trecho que liga Carié a Inajá. 

O deputado federal Maurício Quintella Lessa (PR) acompanhou o governador no Ministéirio.“Mais uma vez, o ministro Alfredo Nascimento assumiu o compromisso de federalizar a rodovia e cumprir os prazos técnicos e os estudos necessários para as obras”, afirmou Quintella.

A região turística que serve de ligação entre Alagoas e Pernambuco será beneficiada pela obra. A intenção é duplicar o trecho ente Maceió e Recife para também atender os turistas da Copa 2014. “A obra é muito importante para a geração de emprego”, disse o governador.

O ministro anunciou que pretende vir pessoalmente a Alagoas ainda no mês de maio e afirmou que a duplicação da BR-101 deve ser concluída no prazo máximo de dois anos e meio, o trecho de 300km que corta quase todo o Estado. A obra vem sendo acompanhada de perto pelo governador Teotonio Vilela Filho. “A obra anda bem, anda com celeridade e com excelente qualidade”, afirmou Teotonio.

A pavimentação do trecho que vai de Carié até Inajá, no Estado de Pernambuco, contempla 45 km, ligando o Alto Sertão de Alagoas  ao Estado de Pernambuco e já foi feito o despacho pelo ministro para a licitação do trecho entre Ibateguara e Colônia Leopoldina, com destino ao litoral alagoano. Essa estrada, que está interditada num trecho de três quilômetros, com rochas e pedras, também terá a garantia de abertura de licitação para conclusão e liberação definitiva. 

Desenvolvimento agrário
 O governador também esteve no Ministério do Desenvolvimento Agrário, onde tratou da reintegração de posse na Fazenda Bota Velha, uma vez que existe um despacho judicial para ser cumprido ainda no mês de maio. “As famílias estão nessa terra há muito tempo e o Incra precisa intervir”, declarou Teotonio Vilela Filho. O ministro Afonso Florence se comprometeu a desenvolver uma série de ações para uma saída pacífica e justa dessas famílias.

Turismo
 Teotonio esteve ainda no Ministério do Turismo, onde se reuniu com o ministro Pedro Novais. Na pauta, o envio de projetos à Embratur para voos internacionais diretos para Maceió já no segundo semestre de 2011, começando com países do Mercosul. “Hoje o turismo é um dos eixos prioritários para Alagoas”, afirmou a secretária Danielle Novis. 

Foi solicitada a liberação de R$ 40 milhões do Prodetur para a duplicação da AL-101 e de R$ 13 milhões para a Alaça da Flamenguinha. Além dos recursos do Prodetur, foi solicitada a liberação, através de emendas de bancada, para agilizar as obras de infraestrutura que já vêm sendo feitas com recursos próprios do Estado. Visando a Copa de 2014, o Governo começa a trabalhar para que Maceió fique sendo uma subsede e receba a seleção de um país de tradição no futebol. “O turismo é muito importante, pois gera emprego, gera renda”, disse Vilela. 

Acompanharam o governador Teotonio a secretária de Estado do Turismo,  Danielle Novis, e o secretário da Infraestrutura, Marco Fireman.