quinta-feira, 5 de maio de 2011

Sesau reforça ajuda aos municípios afetados pelas chuvas

Necessidades na área de Saúde devem ser encaminhadas à Secretaria para que medidas sejam adotadas

Josenildo Törres

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) comunica aos alagoanos que, desde o último sábado (30), vem mobilizando seus profissionais  para acompanhar, monitorar e, caso necessário, prestar assistência aos municípios alagoanos que decretaram situação de emergência em decorrência das  fortes chuvas. Para isso, técnicos das Diretorias de Vigilância Epidemiológica, Saúde Ambiental, Atenção Básica e Saúde Mental estão percorrendo as cidades atingidas para traçarem diagnósticos das necessidades dos desabrigados e desalojados. 

A Sesau orienta os municípios que diante dessa situação de emergência, basta encaminhar as necessidades na área da saúde para que as medidas sejam adotadas. Vários municípios já receberam kits básicos de medicamentos com soro oral, venoso, material para curativos, etc. Caso algum município ainda não tenha recebido esse tipo de ajuda, basta entrar em contato com a Sesau. Também estão sendo colocadas à disposição da Defesa Civil, desde a última sexta-feira, caminhonetes  traçadas para facilitar ida a locais de difícil acesso. 

Ainda de acordo com a Sesau, em cada município foi criada uma comissão para informar possíveis surtos de doenças aos técnicos do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs). O objetivo é monitorar o surgimento de problemas de saúde, eliminando precocemente e reduzindo os efeitos nocivos nos moradores dos municípios atingidos, já que eles estão fragilizados por terem ficado desabrigados ou desalojados.

O superintendente de Atenção à Saúde, Vanilo Soares, informou que determinou à Diretoria de Assistência Farmacêutica (DAF) que adote todas as providências para atender aos municípios alagoanos afetados pelas chuvas, principalmente as cidades do Litoral Norte.
Segundo a coordenadora da Vigilância Ambiental, Elizabeth Rocha, a população deve adicionar hipoclorito na água de beber e cloro líquido para fazer a higienização de prédios e residências. “Esses dois produtos são distribuídos pelas secretarias municipais de Saúde, mas caso eles não tenham disponível, basta oficializar pedido à Sesau”, orientou.  

Nesta sexta-feira (6), técnicos estarão percorrendo os municípios de Japaratinga, Colônia Leopoldina, Porto de Pedras, Paripueira, São Luiz do Quitunde e Jacuípe. As ações estão ocorrendo de forma integrada, com técnicos da Defesa Civil Estadual e da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), visando reforçar as ações de prestar assistência ágil e eficiente à população.

Vacinação – Quanto à Campanha de Vacinação contra a Gripe, iniciada no último dia 25 de abril, a Sesau ainda irá analisar se poderá prorrogá-la ou não, pois segundo o Ministério da Saúde (MS), as ações devem ser encerradas no próximo dia 13 de maio. No entanto, segundo a coordenadora Estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Denise Castro, técnicos da Sesau estarão visitando os municípios afetados pelas chuvas, visando vacinar os desalojados e desabrigados.

“Estamos montando uma força-tarefa para percorrer os nove municípios onde foi decretado estado de emergência, a fim de vacinarmos as pessoas atingidas pelas chuvas. Iremos trabalhar para que não precisemos prorrogar a Campanha de Vacinação contra a Gripe, mas iremos analisar esta hipótese com o Ministério da Saúde”, informo

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, as ações visam evitar doenças de veiculação hídrica, a exemplo da leptospirose, diarreia, entre outras, atender possíveis feridos, analisar a qualidade da água consumida pelos desalojados e desabrigados, verificar se unidades de saúde foram danificadas e prestar assistência psicológica às vítimas dos efeitos destruidores das chuvas. 

“Assim como ocorreu no ano passado, quando as chuvas provocaram destruição em vários municípios alagoanos e deixou 15 deles em situação de calamidade pública, estamos atuando para minimizar o sofrimento das vítimas. Para isso, mobilizamos com os técnicos de áreas estratégicas, que trabalham na prevenção e na saúde curativa, como preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS), assim como determinou o governador Teotonio Vilela Filho”, frisou o titular da pasta da Saúde.