quinta-feira, 5 de maio de 2011

Escolas expõem peças artesanais no centro de Maceió

Bazar com material produzido por cursistas do Programa Escola Aberta ocorreu na manhã desta quinta-feira (5) e atraiu consumidores em busca de presentes para o Dia das Mães

Ana Paula Lins                      
Foto: Valdir Rocha     
                      
Bazar atraiu consumidores no Centro de Maceió
Nesta quinta-feira (5), 13 escolas da rede pública estadual em Maceió, que participam do Programa Escola Aberta, expuseram a produção de peças artesanais dos cursistas em um bazar relativo ao Dia das Mães. O evento ocorreu no calçadão do comércio e atraiu a atenção das pessoas que circulavam no local. Na ocasião, além da venda das peças, houve apresentações de coco de roda, hip hop e banda fanfarra.

Uma ação do Ministério da Educação (MEC), o Escola Aberta visa aproximar escola e comunidade por meio da realização de cursos de qualificação gratuitos e atividades de lazer, esporte e cultura, de forma a promover a inclusão social e consolidar uma cultura de paz. Em Alagoas, o programa é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE).

A coordenadora estadual do programa, Graça Souto, lembra que esta é a segunda mostra de produtos confeccionados durante as atividades do programa. A primeira ocorreu em fevereiro, no pátio da SEE. “Esta é uma oportunidade para que mais pessoas tomem conhecimento das atividades do Escola Aberta. E todos saem ganhando: a população, que compra peças de qualidade a preços acessíveis, e os cursistas, que obtém uma renda extra com a venda deste material”, destaca Graça.

Variedade – Cada unidade de ensino apresentou um conjunto de produtos que incluíam panos de prato e toalhas bordadas, enfeites de geladeira, bonecas de pano, pesos de geladeira, sandálias, peças de crochê e bolsas de palha.

A Escola Estadual Maria Rita Lyra, localizada no bairro do Trapiche, expôs o material confeccionado nas oficinas biscuit, crochê, pintura em tecido, customização em retalhos e sandálias. A unidade passou a executar o programa recentemente, mas já observa uma maior participação dos pais de alunos nas atividades da escola.

“Adotamos o Escola Aberta há quatro meses, mas já se nota o grande entusiasmo das mães, que, todos os sábados, se fazem presentes nas nossas oficinas”, conta a diretora da unidade de ensino, Maria Aparecida Nascimento.

Já na Escola Estadual Aurelina Palmeira, no Vergel do Lago, algumas cursistas já possuem uma renda extra graças ao aprendizado adquirido nas oficinas do programa. “Algumas de nossas alunas já vendem as peças não só na comunidade, mas também para outros estados”, comemora Lúcia Porongaba, instrutora do curso de bordado.

Aprovação – As pessoas que circulavam pelo centro de Maceió em busca do presente do Dia das Mães aprovaram a iniciativa do bazar. Acompanhada do filho, a comerciante Ozélia dos Santos, fez compras para toda a família.

“Está tudo muito bonito e o preço está excelente, tanto que comprei bolsa, blusas e potes decorados para presentear minha mãe, minha sogra e minha cunhada”, fala.