terça-feira, 24 de maio de 2011

Sesau libera medicamentos para municípios com epidemia de dengue

Nesta quarta-feira, será a vez dos municípios de Maragogi e Porto Calvo receberem seus kits para tratamento da doença

Paula Newton

Fábio Pacheco destaca importância dos kits para os municípios
Em função do cenário de epidemia de dengue em oito municípios alagoanos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Diretoria de Assistência Farmacêutica (DAF), está reforçando a liberação de kits básicos de medicamentos e correlatos para tratamento de pacientes com dengue. 

"Mesmo com a chegada das chuvas não podemos deixar de promover as ações de prevenção e assistência. É um trabalho em parceria com todos os municípios", explicou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo. 

Cada kit da dengue - como está sendo chamado - é composto de medicamentos antitérmico, anti-inflamatório, antimético, Sais para Reidratação Oral, entre outros, além dos correlatos como seringa, scalp, máscara, equipo e luva. 

Nesta quarta-feira (25) será a vez dos municípios de Maragogi e Porto Calvo receberem seus kits para tratamento da dengue. O carregamento tem previsão de saída às 7h, com partida do Laboratório Industrial Farmacêutico de Alagoas (Lifal).

Os municípios alagoanos que estão sendo contemplados desde a primeira etapa são Belém, Colônia Leopoldina, Estrela de Alagoas, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, Rio Largo, Maragogi e Porto Calvo.

As secretarias municipais de Saúde de Marechal Deodoro, Belém e Colônia Leopoldina estão recebendo pela segunda vez esses kits, em função de permanecerem em situação epidêmica e com taxa de incidência da doença superior a 300.

De acordo com o diretor da DAF, Fábio Pacheco, os municípios continuarão a receber o kit até saírem da situação epidêmica. “São medicamentos que ajudarão no tratamento de pacientes com dengue. Cada município receberá um kit com todos os componentes necessários para tratar essa doença”, disse Pacheco.