terça-feira, 24 de maio de 2011

Seades conhece projetos para capacitação de jovens e adultos ao primeiro emprego

Nova parceria com o Soprobem deve beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade social

Maria Barreiros - estagiária

Nesta terça-feira (24), a superintendente de Assistência Social da Seades, Arabella Mendonça, recebeu representantes do Serviço de Promoção e Bem-estar Comunitário (Soprobem) para o início de mais uma parceria entre a instituição e o governo de Alagoas – parceria esta que vai envolver projetos de capacitação para jovens, adultos e gestantes que vivem em situação de vulnerabilidade social, moradores de bairros da periferia de Maceió.
O Soprobem vem sendo favorecido desde 2008, por meio de convênio com a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) que garante quatro mil litros de sopa diários a pessoas de baixa renda.

De acordo com a assistente social do Soprobem, Suely Omena, os novos projetos têm por objetivo beneficiar, preferencialmente, as famílias que já recebem sopa, transformando esses programas em ações integradas para que em um futuro próximo essas famílias possam se sustentar. “A ideia é ter um fluxo que beneficie o máximo de pessoas, para que outros também possam ser contemplados”, explicou.

O secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Marcelo Palmeira, explica que melhorar a qualidade de vida daqueles que estão em situação de vulnerabilidade social em Maceió, e em todo o Estado, é uma prioridade de sua gestão. Segundo Arabella Mendonça, os projetos vão passar por um processo de análise, com a intenção de constatar a viabilidade financeira e a justificativa dos pré-requisitos relevantes à aprovação da Seades.

Projetos

Foram quatro os projetos apresentados pela equipe do Soprobem, todos para quem se encontra em situação de vulnerabilidade social. Capacitações terão duração de seis meses. Inclusão digital, para capacitar jovens e adultos na utilização da informática; Novo Ser, direcionado a gestantes em situação de insegurança alimentar e nutricional, a partir do 5º mês de gestação; Arte Fazendo Parte, com o objetivo de utilizar matéria-prima reciclada para produzir peças artesanais e capacitar toda a família na produção de materiais personalizados; Caminho Certo, para capacitar jovens de 14 a 21 anos para ingresso no primeiro emprego, com aulas ministradas duas vezes por semana - de matemática, português e demais disciplinas -, de acordo com a Lei de Aprendizagem do Ministério do Trabalho.