terça-feira, 24 de maio de 2011

Estado promoverá ações preventivas para ampliar cuidados e reduzir mortes entre mulheres

Serviços serão fortalecidos em parceria com os municípios e profissionais da saúde, para garantir assistência à rede já existente

Luciana Mendonça

As mulheres representam papel fundamental na sociedade e na constituição familiar. No próximo sábado (28) é celebrado o Dia Internacional de Atenção à Saúde da Mulher, Dia Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e o Dia de Mobilização Social para a Atenção à Saúde da Mulher. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) tem chamado a atenção das mulheres sobre a importância dos cuidados de prevenção.

“A intenção é fortalecer os serviços, garantindo assistência à rede já existente, em parceria com os municípios e profissionais de saúde. Essas ações irão reforçar e fazer parte da Rede Cegonha", antecipou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, a Sesau vem sensibilizando a população feminina a buscar os serviços de saúde para a realização de exames preventivos, a exemplo do exame de colo de útero e de mama, principais causas de câncer na mulher. Sandra Canuto alerta ainda sobre a importância do planejamento familiar e do pré-natal para gestantes.  

“A redução da mortalidade materna e infantil é prioridade tanto do Ministério da Saúde quanto do governo de Alagoas. Por isso, o Estado vem adotando algumas medidas junto com os municípios para melhorar os indicadores de saúde”, disse a superintendente, lembrando que no dia 31 de maio será realizado o Fórum Rede Cegonha. 

A Rede Cegonha é um conjunto de medidas para garantir a todas as brasileiras, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento adequado, seguro e humanizado desde a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê. 

As medidas previstas na Rede Cegonha – coordenadas pelo Ministério da Saúde e executadas pelos estados e municípios, que deverão aderir às medidas – abrangem a assistência obstétrica com foco na gravidez, no parto e pós-parto, como também a assistência infantil. 

Rede Cegonha também prevê a qualificação dos profissionais de saúde que darão a assistência adequada às gestantes e aos bebês. Serão capacitados os profissionais de saúde que atuam tanto na atenção primária como em serviços de urgências obstétricas.