terça-feira, 24 de maio de 2011

Comdecs recebem celulares que ajudarão na coleta de dados das chuvas

 Aparelhos serão entregues às Defesas Civis Municipais e possuem programa que capta dados de precipitação e nível dos rios

Victor Guerra e Beatriz Nunes

Comdecs começaram a receber aparelhos nesta terça-feira
As Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdecs) começaram a receber, nesta terça-feira (24), aparelhos celulares que ajudarão no monitoramento em tempo real dos rios Mundaú e Paraíba. Técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) iniciaram expedição nas bacias hidrográficas dos dois rios para visitar as Plataformas de Coleta de Dados (PCDs) e entregar os equipamentos que realizarão leituras das chuvas e do nível de água.

Os celulares que serão entregues aos responsáveis pelas Comdecs nas regiões hidrográficas dos rios Mundaú e Paraíba terão a função de coletar dados sobre a quantidade de chuvas e o nível de elevação dos rios, além de enviarem as informações, através de um software criado pela ANA, para a Sala de Situação, em Brasília, e para a Sala de Alerta, em Maceió. Isso permitirá que o monitoramento seja realizado também pelos representantes das Coordenadorias de Defesa Civil, além das Plataformas de Coleta de Dados instaladas nas bacias.

Nesta terça-feira, os técnicos da Semarh e da ANA visitaram e entregaram os equipamentos nos municípios de Atalaia, Quebrangulo e Viçosa. Na quarta-feira (25), será a vez de União dos Palmares, São José da Laje e Canhotinho (PE). Na quinta-feira (26), os técnicos seguem para os municípios pernambucanos de Palmerina, Correntes e Brejão, que representam uma das principais preocupações, tendo em vista que as chuvas em solo pernambucano podem causar a elevação significativa dos rios Mundaú e Paraíba em Alagoas.

De acordo com Vinícius Pinho, meteorologista da Semarh, a visita dos técnicos serve, ainda, para ampliar o sistema nos locais visitados. “Em algumas PCDs estamos realizando ajustes de praxe, como limpeza e verificação das estações. Até a próxima semana iremos ampliar os serviços já que, em alguns locais, estamos realizando instalações de antenas externas e fixação de placas para identificar as PCDs, inclusive com telefones para que a população possa entrar em contato conosco para qualquer problema”.

Comdecs de outros municípios ligados a essas bacias deverão receber os celulares na próxima semana. Além da entrega dos aparelhos, os técnicos da Semarh instalaram placas nas estruturas das Plataformas de Coleta de Dados, contendo a identificação da estação e o telefone, para que os moradores possam entrar em contato com os técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e informar qualquer dano à PCD, para que os técnicos possam enviar uma equipe para realizar a manutenção.

Os técnicos da Semarh continuam monitorando as bacias hidrográficas dos rios Mundaú e Paraíba 24 horas, através da Sala de Alerta. Todas as informações podem ser consultadas pelo site www.ana.gov.br/telemetria. A previsão meteorológica está disponível no site www.semarh.al.gov.br e mais informações podem ser obtidas através do perfil no Twitter @semarh_al.