terça-feira, 24 de maio de 2011

Bombeiros comemoram autonomia institucional com mostra na Pajuçara

Equipamentos adquiridos com a Taxa de Bombeiros e recursos da corporação reforçam trabalho das unidades operacionais

José Augusto e Stephany Domingos

Nos últimos anos, o Corpo de Bombeiros adquiriu vários equipamentos
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM-AL) comemora nessa quinta-feira (26) os 18 anos de autonomia institucional da corporação, quando se desvinculou da Polícia Militar. Para marcar a data, o comando do CBM realiza uma exposição no Grupamento Ambiental da Praia da Pajuçara, com uma mostra dos equipamentos adquiridos recentemente.

A mostra tem como atração os equipamentos recebidos pela Diretoria de Material e Patrimônio do CBM, comprados pelo governo de Alagoas, pela arrecadação da Taxa de Bombeiros, dos anos de 2009 e 2010, que totalizou R$ 1,3 milhão, convênios com a Secretaria Nacional de Segurança Pública e SUS) e recursos da Diretoria de Serviços Técnicos, que somaram aproximadamente R$ 800 mil.

Entre os materiais incorporados pelo CB estão equipamentos de combate a incêndio, como abafadores, bomba costal, adaptadores e reduções para mangueira, esguichos, óculos de proteção, luvas, escadas de fibra, compressor de alta pressão, entre outros, que já estão sendo distribuídos entre os Grupamentos para melhor atendimento à população alagoana.

Materiais de Salvamento Aquático e mergulho tornarão o serviço operacional mais eficaz, propiciando uma melhoria no atendimento às vítimas de afogamentos e no serviço de prevenção em praias. Para isso, já foram adquiridos cilindros para mergulho, nadadeiras, máscaras, lanternas.

Além disso, equipamentos de atendimento pré-hospitalar e de salvamento em altura e terrestre já foram empenhados e em breve estarão sendo utilizados nas unidades operacionais, como coletes cervicais, aspiradores, reanimadores, na área de APH;  mosquetões, cadeirinhas, luvas para rapel, roldanas e polias.

“A corporação completa 18 anos de autonomia institucional, pois, em 1993, o CBMAL se ‘emancipava’ da Polícia Militar, como um filho que cresceu e se tornou independente", disse o comandante-feral, coronel Neitonio Freitas. As comemorações se iniciarão com uma solenidade as 08h30 no Teatro Deodoro e se estenderão por todo o dia com uma exposição no Grupamento Ambiental, na praia de Pajuçara.

Taxa dos bombeiros

A Taxa de Bombeiros é uma das principais fontes do CBM. Com ela, a corporação reforçou sua frota, com aqiusição de três caminhões, sendo ABTs (Auto Bomba Tanque), onde foram gastos 800 mil reais, e outro caminhão que será utilizado como Autotanque, aumentando o número de viaturas especiais de combate a incêndio.

Além destes, ainda outro ABT será comprado, dependendo apenas da aprovação da Procuradoria Geral do Estado. Através da taxa a Corporação pôde crescer muito nos últimos anos melhorando a cada dia o atendimento à sociedade alagoana.

Outros recursos para aquisição de equipamentos são provenientes das taxas de vistorias efetuadas pela DST, através do convênio firmado com a Infraero, com o SUS e com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, que muito contribuiu para a compra de materiais operacionais, equipamentos de proteção individual, como capacetes, roupas para o combate a incêndio e motocicletas.