quarta-feira, 8 de junho de 2011

Terminam nesta sexta-feira as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio

Pagamento da taxa de inscrição deve ser efetuado até segunda-feira (13)

Ricardo Moresi

Restam três dias para os aspirantes a ingressar no Ensino Superior, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, efetuarem suas inscrições pela internet. O horário se encerra às 23h59 da sexta-feira (10). Já o prazo para o pagamento da taxa de R$ 35,00 pode ser efetuado até a próxima segunda-feira (13) em qualquer agência do Banco do Brasil. As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro. 

Em Alagoas, a partir deste ano, o acesso à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), responsável pelo maior número de vagas do ensino público superior, será apenas por meio deste exame.

Maria do Carmo Silveira, técnica do Ensino Médio da Superintendência de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Suped/SEE), reitera que para efetuar a inscrição o participante deve ter em mãos o número do Cadastro da Pessoa Física (CPF) e também o documento de Identidade (RG).

Ela comenta que a isenção da taxa de inscrição será conferida ao participante concluinte do Ensino Médio em 2011, matriculado em escola da rede pública de ensino e declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. “Estará isento aquele que declarar carência socioeconômica, isto é, aquele que é membro de uma família de baixa renda ou está em situação de vulnerabilidade socioeconômica nos termos da lei”, pondera.

Até agora, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, 804.925 inscritos tiveram isenção automática da taxa – estudantes de escolas públicas que vão concluir o Ensino Médio este ano. Em outros casos, o pedido de isenção deve ser feito depois do preenchimento do questionário socioeconômico, no momento da inscrição.

Os participantes do exame podem indicar a pretensão, quando for o caso, de utilizar os resultados do Enem para fins de certificação de conclusão do Ensino Médio e escolher uma das instituições certificadoras. Para tal, é necessário que eles tenham acima de 18 anos e que não estejam matriculados no Ensino Médio.

Provas

As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro deste ano em todas as Unidades da Federação. O início está previsto para as 13h, horário oficial de Brasília (DF), mas o candidato deve chegar ao local de aplicação da prova 1h antes do início (os portões estarão abertos às 12h). É obrigatória a apresentação de documento original com foto para a realização das provas.

O exame será constituído de quatro provas objetivas contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha e uma redação. No primeiro dia de provas serão realizados os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia), com duração de 4h30, contados a partir da autorização do aplicador.

No segundo dia serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), Matemática e suas Tecnologias (Matemática), com duração de 5h30 contados a partir da autorização do aplicador das provas.

O conteúdo do Enem passa a ser tratado como um objeto a ser aprendido, a ser apropriado pelo estudante como um conhecimento que se presta a uma finalidade, que prevê um uso social, contextualizado no quadro de uma situação/problema.

Além disso, as matrizes do Enem implicam em uma avaliação que não prioriza a mera identificação, decodificação, classificação e nomeação dos fenômenos e objetos estudados; privilegiam o raciocínio, a análise, a interpretação, as inferências, de modo que o estudante deve ter a informação e saber como operá-la conforme a situação em que ela se inscreve.