quarta-feira, 8 de junho de 2011

Governador entrega segunda Base Comunitária de Segurança

No Osman Loureiro, Teotonio Vilela defendeu o trabalho em parceria com a sociedade para reduzir a criminalidade no Estado
Amanda Dantas
Foto: Paulo Rios
Base Comunitária foi inaugurada no Osman Loureiro nesta quarta
O governador Teotonio Vilela Filho entregou, nesta quarta-feira (8), a segunda base da Polícia Comunitária, de um total de 46 que serão contruídas em todo o Estado. O conjunto Osman Loureiro, no bairro do Clima Bom, foi contemplado com uma base composta por 17 militares responsáveis pelo policiamento na comunidade.
De acordo com o secretário de Estado da Defesa Social, Dário Cesar, a ação é resultado dos dados positivos alcançados com a instalação da Polícia Comunitária no Conjunto Selma Bandeira em 2009. “É um novo modelo de polícia, é a polícia amiga da comunidade, que protege, que acompanha os problemas da população”, frisou.
O prefeito comunitário do Osman Loureiro, Jenivaldo Lima, acredita que a iniciativa vai atender às demandas de um dos locais mais violentos da capital. “Esse projeto é um sonho para a população do Clima Bom. O esforço do governo foi constatado por nós, líderes da região, por isso agradeço em nome de todos. Esse projeto veio mudar os indicadores do Clima Bom; sempre seremos parceiros dessa administração séria que acontece hoje em Alagoas”, destacou.
Jenivaldo lembrou que a reivindicação por mais segurança foi feita no ano passado, durante a visita do governador ao bairro. “O governador saiu do seu gabinete e veio tomar café da manhã com as lideranças, onde ouviu os nossos anseios e um deles era pedindo segurança para a nossa comunidade; e hoje estamos aqui recebendo essa base”, contou.
Teotonio defendeu a parceria com o Ministério da Justiça para gerar mais recursos e a integração das secretárias de Estado com Secretária da Defesa Social visando a implantação de outros projetos na área social com o objetivo de gerar emprego, combater as drogas e ajudar na formação das crianças da comunidade. “A segurança pública é um trabalho de todos nós; é um trabalho dos pais que educam seus filhos sobre as drogas, da sociedade que denuncia, enfim, estamos fazendo uma grande corrente para reduzir os índices de criminalidade desse Estado. Nosso governo não dá e não dará trégua à violência”, enfatizou o governador.
Teotonio Vilela também falou sobre o apoio às comunidades terapêuticas, quando destacou a importância do combate às drogas e do tratamento dos usuários como forma de combater a principal causa da criminalidade. “O Fecoep [Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza] destinou, no ano passado, R$ 3 milhões para atender a essas comunidades; este ano, vamos disponibilizar R$ 5 milhões. Essa iniciativa de criar as comunidades surgiu da sociedade, e o governo abraçou porque entende sua função social”, afirmou o governador, que foi agraciado com o título de Amigo do Conjunto Osmam Loureiro.
Referência
Durante discurso, Teotonio anunciou que estará visitando a comunidade de Juvenópolis, nesta quinta-feira (9), acompanhado da Comissão de Combate às drogas do Congresso - formada por 34 deputados e quatro senadores. “Já somos exemplo para outros Estados que convivem com esse grave problema. A Comissão vai conhecer o nosso trabalho e torná-lo referência para outras localidades”, explicou.