Em entrevista a uma TV local, o gestor do APL de TI ressaltou o aumento da quantidade de empresas que tem procurado serviços tecnológicos
Raphael Vasconcelos
Telespectadores puderam saber mais detalhes sobre os trabalhos que vêm sendo realizados pelo APL de Tecnologia da Informação por meio de uma entrevista realizada com o gestor Sacha Passos a uma TV local, nessa quarta-feira (8). Ele discorreu sobre o fortalecimento das 65 micro e pequenas empresas ligadas ao Arranjo, que é coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e pelo Sebrae/AL.
De acordo com o gestor, o avanço da tecnologia da informação é uma tendência do mercado atual e representa um potencial para o desenvolvimento de outras empresas. “O APL de TI veio justamente para fazer uma organização na gestão dos empresários e colaboradores – que na maioria das vezes são universitários ou recém-formados – por meio de oficinas e capacitação interna, para que administrem o seu próprio negócio e, consequentemente, possam crescer”, acrescentou.
Sobre o público-alvo, Sacha afirmou que o foco são as empresas, mas que também há a articulação com parceiros de vários segmentos, como agências de fomento, bancos e agentes públicos e privados. O gestor ainda destacou que as empresas têm mostrado um interesse cada vez maior por serviços voltados para as novas tecnologias, e que aquelas que não se adaptarem a essas inovações não devem se sustentar por muito tempo.
Das atividades realizadas por empresas ligadas ao Arranjo, a criação de softwares e programas para que outros empreendimentos possam ter acesso à tecnologia é a mais recorrente e de maior expressividade. Além disso, há muitas empresas voltadas para a assistência técnica e lotação de impressoras e para o desenvolvimento de sites e provedores.
“Observa-se que a partir do momento que os microempreendimentos buscam se capacitar, por meio de um grupo organizado como o APL, as possibilidades de se obter sucesso são muito maiores”, falou.