Comandante da corporação quer levar o Projeto Bombeiro Mirim às bases comunitárias de Maceió, tirando das ruas crianças e adolescentes
Stephany Domingos
Bombeiros levam atividades ao Conjunto Osman Loureiro |
Parede de escalada para as crianças, demonstração de fogo em GLP, aferição de pressão e demonstração de equipamentos. Essas foram algumas das atividades desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros (CBM-AL) na manhã desta quarta-feira (8), durante inauguração da Base Comunitária de Segurança do Conjunto Osman Loureiro, que contou com a presença do governador Teotonio Vilela Filho, do secretário de Estado da Defesa Social, Dário Cesar, e de outras autoridades.
O comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, coronel Neitônio Freitas, que também participou da solenidade, destacou que pretende levar o projeto Bombeiro Mirim a todas as bases a serem inauguradas na capital alagoana.
“O Corpo de Bombeiros quer participar efetivamente dessa nova etapa de mudanças na segurança pública. Queremos implantar o Bombeiro Mirim em cada base comunitária de Maceió, para que as crianças e os adolescentes vulneráveis às drogas e à violência possam ter um acompanhamento mais de perto, saindo da criminalidade e aprendendo a ser bombeiro”, falou o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Neitônio Freitas.
Durante a inauguração, foram realizadas atividades de escalada e rapel, e os militares do Sub-Grupamento Independente Ambiental (SGIA) ensinaram a crianças e adolescentes da comunidade a maneira segura de praticar esse tipo de esporte, alertando para o perigo de tentar praticar a atividade sozinhos, sem segurança e sem o treinamento adequado.
Tarcísio Souza, de 14 anos, disse que nunca tinha feito escalada ou rapel e que gostou muito. “É muito legal trazer isso pra perto da gente já que a gente não pode ir até onde tem”, destacou.
Ainda durante o evento, o 1º Grupamento de Bombeiro Militar fez demonstração com GLP, deixando crianças e adultos curiosos pela forma como os bombeiros ensinaram a apagar fogo em botijão de gás quando o mesmo está sem a válvula. Já a Diretoria de Saúde da Corporação verificou a pressão da população que prestigiava o evento.