quarta-feira, 8 de junho de 2011

Atividades do APL da mandioca serão apresentadas para o Ifal

Encontro visa fomentar parceria com o Instituto e debater os desafios e avanços da mandiocultura na região Agreste
Laís Pita
Com o objetivo de apresentar o trabalho desenvolvido pelo Arranjo Produtivo Local (APL) Mandioca no Agreste e estabelecer parceria, gestores do APL se reunirão, na próxima sexta-feira (10), com alunos e professores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Satuba. O encontro será realizado na sede regional do Sebrae em Arapiraca, às 9h.
O APL Mandioca – que visa promover o desenvolvimento do mercado local e o setor produtivo de Alagoas – integra o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) e é coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e pelo Sebrae/AL.
A visita tem o objetivo de expor a alunos do curso e a técnicos em Agropecuária a trajetória e detalhes do APL Mandioca – destacando as principais ações executadas, os resultados, os problemas encontrados para a concretização de projetos e os motivos pelos quais o Arranjo está instalado na região do Agreste. A quantidade de emprego e renda gerados pelo APL também farão parte da apresentação.
“Esse encontro foi idealizado por este potencial parceiro, que propõe se integrar às ações contidas em nosso plano de desenvolvimento, sobretudo no segmento de tecnologia”, disse o gestor do APL, Nelson Vieira. “O Ifal elabora pesquisas para melhorar a qualidade e a diversidade dos nossos produtos”, conclui Vieira.
Os presentes também terão a oportunidade de aprender a manusear a ferramenta de Sistema de Informação da Gestão Estratégica Orientada para Resultados (Sigeor), site disponibilizado pelo Sebrae para que parceiros e demais interessados acompanhem os trabalhos do APL, os custos aplicados em  cada ação, o investimento de parceiros e os motivos que impediram a concretização de ações.