quarta-feira, 8 de junho de 2011

Marco Fireman vistoria obras no Conjunto Santa Maria

Secretário da Infraestrutura destaca enfrentamento contra ocupação desordenada nas favelas da orla lagunar

Acássia Deliê
Foto: Matheus Sandes

Secretário Marco Fireman vistoriou obras no Conjunto Santa Maria
O secretário de Estado da Infraestrutura de Alagoas, Marco Fireman, vistoriou, na manhã desta quarta-feira (8), as obras de construção do conjunto habitacional Santa Maria, no Eustáquio Gomes, em Maceió. Durante a vistoria, Fireman destacou as ações realizadas pelo Governo Estadual para combater a ocupação desordenada às margens da Lagoa Mundaú e o comércio irregular das casas populares construídas pelo Estado.

O Conjunto Santa Maria é mais um trabalho habitacional executado pela Seinfra e integra o Projeto de Urbanização Integrada da Orla Lagunar, destinado a moradores de áreas precárias à beira da Lagoa Mundaú, no bairro do Vergel, na capital. O projeto prevê a construção de 1.181 habitações, sendo 360 apartamentos na região lagunar e 821 casas no Conjunto Santa Maria, das quais 671 já foram entregues às pessoas que se cadastraram no projeto desenvolvido em 2007.

“A habitação de qualidade é uma das prioridades do Governo Estadual. Estamos investindo na construção de 36 mil casas em todas as regiões de Alagoas, inclusive na capital, e vamos enfrentar o que tivermos que enfrentar para eliminar as favelas da orla lagunar e urbanizar aquela região em Maceió”, disse Marco Fireman. 

O secretário da Infraestrutura também afirmou que a fiscalização sobre o comércio irregular de casas está sendo intensificada pelo Estado. 

“Estamos construindo casas para a população que não tem condições de adquirir uma moradia digna. Não vamos permitir que estes investimentos sirvam a pessoas mal intencionadas, nem que se transforme numa indústria. Já pedimos, inclusive, a colaboração do Ministério Público Estadual neste combate. As pessoas precisam entender que tanto quem compra quanto quem vende qualquer uma destas casas perde o direito de propriedade”, destacou Fireman.

No Conjunto Santa Maria serão ainda instalados equipamentos públicos, como uma escola, um centro comunitário, áreas de esportes e lazer, além de outros espaços de convivência. O conjunto possui completa infraestrutura interna, incluindo redes de iluminação pública, abastecimento de água e esgotamento sanitário, além de uma lagoa de drenagem. 

Também acompanharam a vistoria técnica das obras a superintendente de Obras da Seinfra, Sílvia Valéria Lima, a superintendente de Política Habitacional da Secretaria, Marisa Perez, além de engenheiros, arquitetos e outros representantes da Seinfra e da empresa executora das obras.