Estabelecimentos devem cumprir normas de segurança e consumidor deve ficar atento
Thássia Santos
Bombeiros fiscalizam pontos de venda de fogos de artifício |
Com a chegada dos festejos juninos a cidade ganha novas cores, e junto a elas velhos costumes ganham força. Um deles é a utilização de fogos de artifício, os quais encantam adultos e crianças nesta época do ano. Entretanto, a comercialização destes produtos requer vários cuidados, e as normas de segurança estão sendo garantidas pelo trabalho de fiscalização constante do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM-AL), através dos militares da Diretoria de Serviços Técnicos (DST).
Os estabelecimentos comerciais de fogos têm que possuir projeto de segurança contra incêndio e pânico aprovado pelo CBM-AL e cumprir certos requisitos para funcionar, tais como possuir um extintor de água com dez litros de capacidade, um extintor de pó com seis quilos de capacidade e dois baldes com água. O comprimento máximo das barracas deve ser de doze metros, e a quantidade máxima de fogos por barraca deve ser de quinhentos quilos, conforme art. 207 do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (Coscip).
Segundo o capitão BM Jerônimo do Nascimento, oficial vistoriante da DST, os cuidados devem começar desde a aquisição do material. “O consumidor deve observar a classificação do produto na hora da compra. Esta atitude já diminui vários riscos”, afirmou o oficial, lembrando ainda a importância de se observar um local seguro para a soltura dos fogos.
Alguns cuidados devem ser tomados tanto no momento da compra, quanto durante a utilização, como observar a classificação dos artefatos - Classe A - Infantil; Classe B - Juvenil; Classe C - Adulto; Classe D – Profissional, ler atentamente as instruções de manuseio na embalagem do produto e não soltar fogos em locais cobertos, abaixo de redes elétricas, próximos a depósitos de líquidos inflamáveis, nem em locais onde exista concentração de pessoas.
Tais precauções são essenciais à população e garantem diversão com segurança durante as comemorações do mês de junho em Alagoas. Pontos clandestinos de venda e fabricação de fogos de artifício devem ser denunciados através do telefone (82) 3315-2819.