sexta-feira, 20 de maio de 2011

Secretário da Saúde defende em Maragogi maior financiamento do SUS

Alexandre Toledo ressalta a importância de uma maior interação entre os gestores para fortalecimento da saúde em Alagoas

Luciana Mendonça 

“Com as novas tecnologias, a Saúde tem se tornado cada vez mais cara e em Alagoas a demanda reprimida por leitos hospitalares ainda é grande, por isso temos que pensar a saúde de uma forma ampla”, disse o secretário de Estado da Saúde (Sesau), Alexandre Toledo, destacando como prioridade do governo estadual, nesta área, a redução da mortalidade infantil e o fortalecimento da Atenção Básica.

A afirmação foi feita nesta quinta-feira (19) na abertura oficial do V Congresso Estadual das Secretarias Municipais de Saúde, em Maragogi. O objetivo do evento, que continua nesta sexta-feira e conta com a presença do governador Teotonio Vilela, é discutir os avanços do SUS. Toledo ressaltou a importância do congresso para os gestores municipais discutirem melhorias para o Sistema Único de Saúde (SUS). 

O secretário de Estado da Saúde falou sobre o desfinanciamento que vem ocorrendo na saúde e que tem prejudicado a assistência adequada aos usuários do SUS. O presidente do Cosems de Alagoas, Pedro Madeiro, agradeceu a parceria da Sesau para a realização do evento e destacou a importância da troca de experiências entre os gestores para qualificação e fortalecimento da Saúde em Alagoas. 

Madeiro defendeu a parceria entre os municípios para regionalização dos serviços de saúde e mais recursos para as ações destinadas ao Programa de Saúde da Família (PSF).  “É hora de sair do discurso e partir para a ação em favor do SUS, porque muitos usuários precisam dos serviços de saúde pública”, disse o presidente do Cosems, convocando os gestores a participar de uma caravana pelo SUS em Brasília, que será realizada em julho. 

O secretário de Assistência à Saúde, Helvécio Miranda, elogiou a iniciativa de Alagoas em reunir gestores de saúde das três esferas de governo para discutir políticas publicas e destacou o papel dos municípios nesse processo. “ O SUS não é um problema para o país, é solução. Temos de enfrentar os desafios para melhorar o acesso e a qualidade da saúde”, comentou Miranda. 

A abertura oficial do congresso contou ainda com a participação do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Carlos Antônio Nardi; do secretário de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda; da deputada federal, Célia Rocha; do presidente do Conselho Estadual de Saúde, Benedito Alexandre; do prefeito de Maragogi, Marcos Madeira; secretários municipais de saúde e de técnicos de saúde.