sexta-feira, 20 de maio de 2011

Comercialização da agricultura familiar em Alagoas desperta interesse do Amazonas

Articulador veio a Alagoas para acompanhar encontro que reuniu 300 participantes em Maceió

Diego Barros


Encontro da agricultura familiar em AL é modelo para AM
O Encontro Estadual de Comercialização na Agricultura Familiar, realizado quinta-feira (19) em Maceió, vai servir de exemplo para realização de um evento semelhante no Amazonas. O encontro reuniu cerca de 300 participantes.

O articulador estadual da Rede de Apoio à Comercialização daquele Estado, Armando Jorge Luz da Silva, participou do evento e disse que um encontro semelhante deverá ser realizado em Manaus (AM). “Esse evento aqui, além de esclarecer as dúvidas, serve para fortalecer a agricultura familiar alagoana. Por isso, vai servir de exemplo”, destacou.

Em Maceió, agricultores, lideranças do setor, técnicos e gestores de órgãos públicos se reuniram para discutir os principais programas de comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar. Na pauta de discussões também estavam as questões referentes a impostos, taxas e cadastro junto à Secretaria de Estado da Fazenda.

Um dos programas colocados em destaque como alternativa para comercialização da agricultura familiar foi o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). De acordo com a Lei 11.947/2009, as prefeituras têm a obrigação de investir pelo menos 30% dos recursos da merenda escolar na aquisição de produtos oriundos da agricultura do próprio município ou região.

Segundo Armando Jorge da Silva, no Amazonas, em 2010, entre quatro e cinco prefeituras lançaram as chamadas públicas para os agricultores fornecerem seus produtos para a merenda, inclusive a capital, Manaus. Mas de acordo com ele, as demais estão se adequando para fazer isso este ano.

O Amazonas tem 62 municípios, alguns deles com extensão territorial quase do tamanho do Estado de Alagoas e boa parte do território é formada por reservas e parques florestais, cortados por rios. Dessa forma, segundo Armando Jorge da Silva, ao produzir, o agricultor e as prefeituras encontram alguns problemas na logística para o transporte dos alimentos.

“Mas estamos desenvolvendo ações tanto para apoiar a produção quanto a comercialização e o transporte”, frisou o articulador, que é vinculado ao Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).

O Encontro Estadual de Comercialização na Agricultura Familiar foi realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL). Também contou com o apoio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal) e Fórum A Sefaz e a Sociedade.