sexta-feira, 20 de maio de 2011

Governador garante investimentos na área da Saúde

Durante encontro de secretários municipais, em Maragogi, Teotonio Vilela reafirmou compromisso do Estado com a atenção básica


Luciana Mendonça



Teotonio destacou investimentos em saúde nos municípios
O governador Teotonio Vilela Filho participou nesta sexta-feira (20) do V Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas, em Maragogi. Ele reafirmou o compromisso do Governo com a saúde e garantiu apoio aos municípios para assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente na área da atenção básica.

Vilela destacou os investimentos dos programas estruturantes da saúde como o Promater, Prohosp e Provida para fortalecimento da saúde no Estado. Ele também lembrou o empenho do Governo para redução da mortalidade infantil, em ação integrada com os municípios, por meio de ações importantes como o Fórum Viva Vida e o Programa Saúde da Família (PSF).

“Temos direcionado recursos do Estado para reforçar as ações de saúde dos municípios, a exemplo da contrapartida destinada aos PSFs e à atenção básica, porque é nela que nasce o problema. Alagoas é um Estado que se organizou, mas continua pobre e precisamos avançar mais”, disse o governador, ressaltando a parceria com os prefeitos para otimizar as estratégias de atenção à saúde. 

O secretário da Saúde, Alexandre Toledo, reafirmou a importância do evento para a discussão sobre a saúde pública e falou sobre os investimentos no setor. “Apoiar atenção básica não é só garantir recursos. É preciso melhorar a participação efetiva entre o Estado, municípios e governo federal. Neste congresso mais de 80 gestores municipais estão participando e eles são parceiros fundamentais nesse processo de integração”, afirmou Toledo.

Alexandre Toledo informou que até o final do Governo serão construídas 100 unidades básicas de saúde e pela primeira estão sendo aplicados recursos do governo estadual no Programa Saúde da Família.

“As políticas do governo da presidenta Dilma Rousseff estão alinhadas com as políticas de Alagoas. Em curto prazo, as estratégias do Governo vão mostrar resultados positivos, porque estamos trabalhando de forma integrada com os estados e os municípios”, disse o secretário de Assistência à Saúde, Helvécio Miranda, que representou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no encontro.

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Pedro Madeiro, voltou a falar sobre a regulamentação da Emenda 29 e destacou o compromisso do governador Teotonio Vilela com a saúde pública. “A participação do governador neste encontro mostra o compromisso deste governo com a saúde de Alagoas”.

Acompanharam o governaor no encontro o senador Benedito de Lira e o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e prefeito de Paripueira, Abrahão Moura. Eles visitaram os estandes dos municípios instalados no local onde os gestores municipais mostraram o que estão desenvolvendo para fortalecer a assistência à saúde.