sexta-feira, 20 de maio de 2011

APLs ligados ao turismo vão participar da Equipotel Nordeste


Participação na feira contribuirá para o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo no Estado de Alagoas

Laís Pita

Feira vai potencializar negócios de hotelaria e gastronomia
Empresários integrantes dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) Caminhos do São Francisco, Costa dos Corais e Lagoas e Mares do Sul, vão participar, nos dias 25, 26 e 27 de maio, da primeira edição regional da maior feira de hotelaria e gastronomia da América Latina – a Equipotel Nordeste 2011. O evento será realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife.

O objetivo principal da Equipotel Nordeste é promover o lançamento de novos produtos, tendências de mercado, serviços e inovações tecnológicas que contribuam para o aprimoramento da cadeia produtiva do turismo. Equipamentos, produtos e serviços para hotéis, flats, motéis, restaurantes, fast-foods, bares, lanchonetes e cozinhas industriais estão entre os itens que vão ser apresentados.

A feira também vai proporcionar aos participantes um polo de negócios e relacionamentos fundamental para o sucesso de empresas dos setores de turismo, hotelaria e gastronomia. As rodadas de negócios, que serão promovidas pelo Sebrae, vão acontecer no primeiro dia da Equipotel.

“Trabalhamos na articulação de ações que desenvolvam a cadeia produtiva do turismo em Alagoas. A integração e o fortalecimento dos parceiros é mais uma resposta positiva que certamente contribuirá para o aumento do fluxo turístico e melhoria na qualidade dos equipamentos e serviços que são ofertados aos turistas”, disse a gestora do APL Turismo Lagoas e Mares do Sul, Carolina Heemann.

Também fazem parte da programação da feira: aulas-show com chefs da região Nordeste, onde eles mostrarão todas as habilidades e os segredos da boa gastronomia; Oficina de Escultura em Alimentos comandada pelo chef Charlie Carving – representante da escola tailandesa de entalhamento no Brasil –, que vai ensinar os participantes a transformar frutas e legumes em flores, decorar melancias e produzir ornamentos especiais para festas; e Workshops de capacitação profissional e Governança Hoteleira para discutir tendências nas áreas ofertadas.

“O acontecimento dessa feira no Nordeste traduz o quanto o nosso mercado está se tornando representativo”, comentou a gestora do APL Costa dos Corais, Anna Claudia Marques.

A Equipotel Nordeste vai contar com o apoio do Recife Convention & Visitors Bureau, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PE), Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-PE), Sebrae, Secretaria de Turismo do Estado de Pernambuco, Secretaria Municipal de Turismo do Recife e demais órgãos oficiais e entidades de classe de todo o Nordeste e Norte do Brasil.