sexta-feira, 20 de maio de 2011

Portaria define articulação das novas regiões de segurança


Mudanças pretendem reduzir índices de violência no Estado, com planejamento integrado e redistribuição do efetivo policial

Amélia Sandes

O Governo publicou, no Diário Oficial da última quinta-feira (19), a articulação e o desdobramento das Regiões e Áreas Integradas de Segurança Pública. São 25 áreas divididas em quatro regiões. Cada uma abrange um número aproximado de 100 mil habitantes.

Segundo o coordenador de Planejamento da Secretaria da Defesa Social (Seds), coronel Marcus Vinicius Ferreira, a característica desta etapa de compatibilidade de áreas é a organização dos órgãos envolvidos – Policia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros – para buscar soluções para a segurança e condições de trabalho para os policiais.

A ideia é distribuir melhor os recursos existentes e estudar a viabilidade de novos convênios. Para a segunda etapa, que é a gestão com resultados, os delegados e oficiais de cada área responderão pelas ações policiais no combate ao crime.

O coordenador explica que atualmente, a distribuição do número de policiais e delegados entre as delegacias dos municípios é irregular, o que pode ser prejudicial à população. Os responsáveis pelas áreas, cujos nomes serão entregues ao secretário da Defesa Social em 15 dias, dirão o que precisam para poder trabalhar.

Em uma próxima etapa, será feita uma comparação do trabalho nas mesmas condições entre as áreas. Para isso, serão estabelecidas metas de redução de crimes, proporcionais a cada área, com  percentual comparativo. As metas de porcentagens serão diferentes para as áreas. “É algo novo, diferente, que vai dar equilíbrio. É o começo de uma mudança que será de grande valia para a sociedade alagoana”, avalia o coronel Vinicius.

Os gestores municipais serão contatados para identificar as necessidades de cada município. Os que forem atendidos pelo Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), como Maceió, Arapiraca e Marechal Deodoro, recebem uma verba da União para os Gabinetes de Gestão Integrada Municipal (GGI/M) destinada a observatório/laboratório de segurança e grupos de estatística. Os municípios contemplados estão na lista de maiores índices de violência do Brasil.

Também na tentativa de diminuir a criminalidade no Estado, o governador Teotonio Vilela anunciou um pacote de medidas como premiação aos policiais por apreensão de armas e drogas e convocação de policias da reserva remunerada da Polícia Militar para trabalhar na guarda patrimonial e de prédios públicos.