sexta-feira, 20 de maio de 2011

Governador renova compromisso com a Saúde nos municípios

Em Maragogi, Teotonio fortalece parceria com municípios na atenção básica  à saúde pública

Eliane Aquino

Governador participa de encontro em Maragogi
O governador Teotonio Vilela reafirmou nesta sexta-feira (20), durante o V Congresso Estadual de Secretários Municipais de Saúde, em Maragogi, o seu compromisso com a política pública de Saúde em todo o Estado, fortalecendo e ampliando as parcerias com os municípios. Segundo ele, a prioridade é a atenção básica à saúde, com repasses de recursos para programas específicos, como a assistência farmacêutica, reforma, construção de equipamentos e maternidades e redução da mortalidade infantil, totalizando cerca de R$ 4 milhões/mês.

“Investimos na aquisição de bicicletas para agentes de saúde, de cestas nutricionais para gestantes, além de estar investindo em um modelo onde a saúde municipal se fortalece para atender as suas próprias demandas”, afirmou o governador, que recebeu em Maragogi a informação de que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, vai enviar novos recursos para Alagoas. “Cada centavo novo que chega, cada incremento colocado, é mais um passo na melhoria da saúde pública alagoana”, destacou.

“Alagoas ainda é um Estado pobre, que precisa de dinheiro do governo federal para aplicar nas políticas públicas, mas já avançamos muito. Já há resultados positivos visíveis nas cidades alagoanas, e isso é fruto da união Estado e municípios”, salientou. 

“Vim aqui para renovar o meu compromisso com a saúde dos municípios alagoanos, agradecendo a parceria e o empenho dos secretários municipais para que possamos consolidar um projeto amplo e eficaz, capaz de atender a demanda na área da prevenção e assistência à saúde”, reforçou o governador. Ele visitou stands das secretarias municipais ao lado do prefeito de Maragogi, Marcos Madeira, do presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde, Pedro Madeira, do senador Benedito de Lira, que o acompanhou ao evento, e de lideranças da região.

O evento contou com apoio do governo estadual, através da Secretaria de Estado da Saúde. Presentes no encontro, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e prefeito de Paripueira, Abrahão Moura, a deputada Célia Rocha e o secretário de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda, entre outras autoridades que realizaram palestras e debates.