terça-feira, 31 de maio de 2011

Projetos de pesquisa fortalecem Arranjos Produtivos Locais

 Convênio firmado entre Seplande e Cesmac estabelece a realização de sete projetos voltados para o desenvolvimento de seis Arranjos

Renée Le Campion
 
Seis Arranjos Produtivos Locais (APLs) serão beneficiados com projetos de pesquisa aplicada, discutidos durante reunião nessa segunda-feira (31), no Cesmac. Os projetos são desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa de Projetos (NPP), do Centro Universitário Cesmac, em parceria com o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e pelo Sebrae/AL.

A realização das pesquisas é viabilizada através de um convênio entre a Seplande e o Cesmac, firmado em 2010, que estabelece 42 bolsas, destinadas a docentes e alunos, e contempla sete projetos – elaborados por professores e executados por quatro alunos bolsistas – que visam atender às principais demandas dos APLs. 

Nessa segunda-feira, os professores Silvio Abreu e Alexandre Paes, do NPP, apresentaram os projetos pré-selecionados aos gestores dos Arranjos de Tecnologia da Informação (TI), Móveis do Agreste e Lagoas e Mares do Sul. “Dezesseis projetos foram pré-selecionados através de um edital e estão sendo apresentados aos gestores para que possam ser validados. A partir do momento em que ocorre a definição, os professores passam a ter contato direto com os gestores para que eles sejam concretizados”, explica o professor Silvio Abreu.

A área de metodologia para gerenciamento de qualidade de software foi o foco de um dos projetos voltados para o APL de TI debatidos durante o encontro. “Dos três apresentados, esse foi o mais relevante. Marcaremos uma reunião com pelo menos dez empresários ligados ao setor para analisar se a realização da pesquisa supre as necessidades do Arranjo”, afirma o gestor do APL, Sacha Passos.

Já em relação ao APL Lagoas e Mares do Sul, o projeto validado foi uma análise da urbanização de Jequiá da Praia, em uma região próxima às Dunas de Marapé. Para a gestora Carolina Heeman, a execução desse projeto irá fortalecer as atividades do APL, uma vez que o município de Jequiá da Praia faz parte do território do Arranjo.

O Arranjo de Móveis do Agreste será contemplado com um projeto de método de aproveitamento econômico de resíduos de madeira, como alternativa para minimizar os problemas socioambientais, e também para a criação de novos designs de móveis que valorizem a cultura da região do Agreste de Alagoas.

Pesquisas

Um professor doutor, um mestre e quatro alunos bolsistas irão executar os projetos, que são desenvolvidos através de um trabalho conjunto com os gestores dos APLs. Os Arranjos de Laranja Lima no Vale do Mundaú, Ovinocaprinocultura no Sertão de Alagoas e Caminhos do São Francisco também serão beneficiados com projetos.