terça-feira, 31 de maio de 2011

Fórum da Mandioca aborda novas tecnologias

Palestras irão tratar de alternativas viáveis para a melhoria da qualidade da produção

Raphael Vasconcelos

Mais um Fórum da Mandioca será realizado nesta sexta-feira (3), às 8h, na sede regional do Sebrae/AL, em Arapiraca. A ação ocorre mensalmente e é uma realização do Arranjo Produtivo Local (APL) Mandioca no Agreste, coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e pelo Sebrae/AL. 

De acordo com o gestor da APL Mandioca no Agreste, Nelson Vieira, o objetivo do fórum é expor alternativas viáveis para que a cultura da mandioca proporcione o desenvolvimento da produção e a melhoria da qualidade de vida nas famílias de agricultores.

Com o foco no segmento tecnológico, as seis palestras dão ênfase à utilização da manipueira, líquido tóxico gerado a partir da prensagem da mandioca para a produção de farinha. “Os resíduos da manipueira, quando mal manuseados, contaminam o solo e a água, além de poluir o meio ambiente”, explica o gestor.

Durante o Fórum, serão mostrados os benefícios do bom uso da manipueira, como a produção de inseticidas naturais, biofertilizantes, além do melhoramento do solo. A propagação rápida da mandioca, o aproveitamento de resíduos e a tecnologia para utilização de raspas da mandioca serão outras palestras ministradas no evento.

Um dos palestrantes do Fórum será o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Eduardo Setton, que discorrerá sobre o tema “Instalação do Instituto Agroalimentar no Agreste e Bacia Leiteira Alagoana – uma grande iniciativa para o desenvolvimento das cadeias produtivas das regiões”.