terça-feira, 31 de maio de 2011

Moradores do Selma Bandeira aprovam modelo de polícia comunitária


Segunda base de polícia será inaugurada na quarta-feira (8), no Conjunto Osman Loureiro

Mosael Henrique
Foto: Neno Canuto

Base do Selma Bandeira é inaugurada
“Eu só tenho a elogiar os policiais da base comunitária, pois nosso conjunto melhorou muito e espero que melhore muito mais; a chegada da base só nos trouxe segurança, por isso só tenho a agradecer a todos que nos fazem tanto bem”. Esse foi o agradecimento feito pela jovem Sandra Suzana, moradora do Conjunto Selma Bandeira, que ganhou nesta terça-feira (31) a primeira base oficial de Polícia Comunitária.

Assim como Sandra, outros moradores fizeram questão de elogiar a iniciativa do governo de combate à violência a partir do projeto de aproximação da polícia com a comunidade. Os elogios foram feitos por meio de mensagens encaminhadas à Ouvidoria da Defesa Social, que esteve presente à inauguração.

“O Selma Bandeira melhorou muito com a chegada da base comunitária, porque antigamente a gente não podia nem ficar no portão de casa dois minutos; hoje é diferente, porque ficamos até de madrugada na esquina conversando. A polícia está de parabéns”, escreveu a dona de casa Joseane Vital dos Santos.

Para a moradora Rosenilda Pereira, além de melhorar a segurança no conjunto – que antes era dominado por traficantes - o projeto serviu para acabar com o medo da população em relação à polícia. “Estou satisfeita com a atuação da Polícia Militar no bairro, pois está havendo uma integração entre a polícia e a comunidade”, declarou. 

Inauguração

Dando continuidade à implantação das quatro bases comunitárias construídas pelo Estado na capital, a próxima comunidade beneficiada pelo projeto da PM é o Conjunto Osman Loureiro, que terá a sua base inaugurada na próxima quarta-feira (8). A proposta da Defesa Social é entregar as duas bases restantes – a do Vergel e Jacintinho - nas semanas seguintes. 

Além das quatro bases, Alagoas foi contemplado com mais 46 bases comunitárias financiadas pelo Ministério da Justiça, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Ainda este ano, a Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) começa a trabalhar a implantação de 10 bases previstas pelo governo federal, que serão distribuídas por Maceió (5 bases), Arapiraca (3) e Palmeira dos Índios (1) e Marechal Deodoro (1).