terça-feira, 31 de maio de 2011

Gabinete Civil firma convênio com o Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas

Objetivo do convênio é resguardar a memória cultural do Estado; essa é a terceira vez que o Governo e o Instituto renovam parceria

Ana Daniella Leite
Foto: Tércio Cappello

Gabinete Civil firma convênio com o Instituto Histórico
O secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado, e o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), Jayme Lustosa de Altavila, firmaram um convênio de cooperação técnica, na tarde da última segunda-feira (30), no Palácio República dos Palmares.

O objetivo do convênio é resguardar a memória cultural do Estado através da pesquisa, digitação e publicação dos Atos Governamentais no período anterior à Criação do Diário Oficial do Estado - estudo que teve início há dois anos -, além da publicação da Revista IHGAL de nº 49 e a encadernação de livros e jornais históricos. É a terceira vez que o Governo e o Instituto renovam essa parceria.

“Com a pesquisa e publicação dos Atos Governamentais anteriores a 1912, ano da criação do Diário Ofical, iremos trazer à tona documentos oficiais completamente desconhecidos da maioria da população, já que antes eram apenas publicados em jornais particulares”, enfatizou Jaime de Altavila.

As duas edições anteriores do convênio propiciaram as publicações: Catálogo de Documentos do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, da Memória das Alagoas e da Revista IHGAL de nº 47, no ano de 2009. Em 2010, foi lançado o livro Viagens de José Bento da Cunha Figueiredo Junior à Província das Alagoas e a Revista IHGAL de nº 48. “Tornar público os Atos Governamentais anteriores à criação do Diário Oficial é resgatar documentos históricos valiosíssimos. Tanto para o registro de fatos até então desconhecidos, como para propiciar vários ramos de pesquisas que serão realizadas a partir dessa publicação”, afirmou Álvaro Machado. 

Todos os títulos publicados estão à disposição da população para pesquisa na sede do Instituto, que fica na Rua João Pessoa, no Centro de Maceió. O IHGAL é uma associação fundada em 1869 para desenvolver e divulgar, em caráter permanente, estudos e pesquisas nos diversos campos da História, da Geografia e das Ciências Sociais, especialmente em relação ao Estado de Alagoas.