terça-feira, 31 de maio de 2011

Governo promoverá Dia de Promoção à Saúde, Qualidade de Vida e Meio Ambiente

Evento acontece no próximo domingo, na orla da Ponta Verde

Valdice Gomes

Quem frequentar a orla da Ponta Verde (espaço interditado para recreação), no próximo domingo (5), poderá participar das atividades comemorativas ao Dia de Promoção à Saúde, Qualidade de Vida e Meio Ambiente, realizadas por meio da parceria entre as secretaria Estadual e Municipal de Saúde (Sesau e SMS); Secretaria do Meio Ambiente e várias empresas privadas.

A programação tem início às 6h e prossegue até as 17h, com foco em atividades físicas, ações preventivas, práticas de cuidados com o meio ambiente e apresentações culturais. A abertura oficial acontecerá às 9h, com a presença do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, entre outras autoridades, e apresentação da Banda da Polícia Militar.

 “O projeto visa estimular as pessoas a realizar mudanças nos seus hábitos diários, repensando os cuidados que devemos ter com o nosso meio ambiente, proporcionando assim uma melhoria da qualidade de vida”, explica a diretora de Promoção à Saúde da Sesau, Eliana Padilha, acrescentando que haverá ainda um passeio ciclístico.

 Trata-se de um megaevento, com estrutura de palco e nove tendas, que formarão dois corredores. No Corredor de Promoção à Saúde, a população irá dispor de serviços como verificação de pressão arterial, glicemia, IMC, circunferência, cadastro de doadores de medula óssea; teste rápido de detecção de hepatite C e de HIV; educação física e fisioterapia.

 Ainda com relação à prevenção, serão desenvolvidas ações de orientação sobre hipertensão, diabetes, benefícios da água, alimentação saudável, Neoplasias (orientações sobre câncer de mama, próstata, útero, pele, boca + tabagismo); saúde bucal e DST/Aids.

Já no Corredor Ecológico, haverá exposição do Projeto Peixe Boi, pelo Instituto Biota; exposição de lixo reciclável, construção de materiais com garrafas pet; exposição sobre manguezais e Pau-Brasil, distribuição de mudas de plantas, oficina de fabricação de sabão, de material reciclável; jogos de quebra-cabeça sobre desperdício de água e separação do lixo; exposição do projeto Lagoa Viva.

 Além das secretarias citadas, também são parceiros nas atividades a Slum, Instituto Biota, Sesc, Ibama, IMA, Sempma, Coca-Cola, Cesmac, Secretaria de Estado da Educação, Casal, Unimed, Academia Aquativ, Facima, Uniodonto, Senac e FAL/Estácio.