terça-feira, 31 de maio de 2011

Governo do Estado inaugura no Selma Bandeira a primeira base da Polícia Comunitária

Base foi inaugurada nesta terça-feira, com a presença do vice-governador José Thomaz Nonô; Polícia Comunitária já atuava de forma experimental desde agosto de 2009 na comunidade

Amanda Dantas
Foto: Neno Canuto

Base do Selma Bandeira foi inaugurada nesta terça-feira
O vice-governador José Thomaz Nonô participou, nesta terça-feira (31), da solenidade de inauguração da primeira Base da Polícia Comunitária do Estado, que fica no Conjunto Selma Bandeira, no Benedito Bentes. A Polícia Comunitária já opera naquela região desde agosto de 2009 com o propósito de prevenir ocorrências e proteger a população. O resultado do trabalho realizado no Selma Bandeira foi avaliado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que mostrou que a sensação de segurança dos moradores daquela comunidade está em 92%.

Mais três bases estão em fase de conclusão, nos bairros do Clima Bom, Vergel do Lago e Jacintinho. Ao todo, serão 80 policiais que acompanharão a rotina das comunidades. Cada base vai contar com uma estrutura de trabalho composta por um veículo, quatro motos e duas bicicletas. 

Para o vice-governador, a implantação da base não resolve o problema da segurança pública se não houver ações sociais voltadas para a comunidade. José Thomaz Nonô defendeu a elaboração de políticas públicas que identifiquem os problemas da população e criem soluções, como a geração de emprego, a cultura de paz e a participação efetiva das famílias, em parceria com o governo, para combater o uso de drogas entre os jovens.

“A polícia pacificadora é uma forma absolutamente nova e positiva de se fazer segurança pública, mas não funciona sem iniciativas voltadas para o bem social. Por isso o governo já está preparando formas de atuar nas comunidades através do envolvimento de outras secretarias”, afirmou Nonô. O vice-governador ressaltou a necessidade da presença das polícias nas ruas – funcionando como agentes protetores da sociedade. “A polícia deve ser visível, tem que estar ao lado do cidadão comum”, defendeu.

O prefeito comunitário do Benedito Bentes, Silvano Barbosa, disse que a iniciativa do Governo de instalar a base há cerca de um ano e meio reduziu o medo da população e o número de assassinatos no Benedito Bentes. “No mês de maio tivemos seis assassinatos, ainda é muito, nós sabemos, mas era bem pior. Tínhamos essa quantidade de assassinatos em um dia no final de semana, um sábado ou um domingo”, contou. “Alagoas agora tem uma política de segurança implantada pelo Estado que está dando certo”, acrescentou Silvano.

O secretário de Estado da Defesa Social, coronel Dário Cesar, disse que o novo modelo deu certo nos lugares onde foi implantado. “A presença da polícia pacificadora acalma a população”, frisou. Para Dário Cesar também é necessária a implantação de políticas públicas nas regiões onde há bases instaladas. “A polícia comunitária é fundamental no processo de diminuição da violência Esse trabalho se soma ao esforço do Estado em priorizar medidas sociais que combatam as causas da criminalidade”, defendeu.