quinta-feira, 2 de junho de 2011

Teófilo faz balanço de sua gestão à frente da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte

Para secretário, Geração Saber revela o novo perfil da educação de Alagoas

Ana Paula Lins

Rogério Teófilo fala sobre ações desenvolvidas em sua gestão
Durante uma semana marcada por reuniões para a transição de comando na Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), o secretário Rogério Teófilo fez um balanço das ações empreendidas pelo órgão nos dois anos de sua gestão, iniciada em maio de 2009. Ele destaca como um dos principais feitos nesse período a implantação do Geração Saber, programa que, de acordo com o secretário, mudou o perfil da educação no Estado.

“Após o Geração Saber, passamos a enxergar a educação como uma grande rede integrada, onde a união entre Estado, Governo Federal e municípios é essencial para que possamos oferecer a melhor educação para o nosso aluno, o qual é o grande foco de todas as nossas ações. Para isso, contamos com o apoio e a compreensão do governador Teotonio Vilela Filho; a parceria do Ministério da Educação (MEC) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e a dedicação dos servidores da SEE, os quais  são os grandes responsáveis pela construção do programa”, afirma.

Dentre as consequências imediatas do Geração Saber estão a mudança da estrutura organizacional da SEE, que proporcionou a descentralização das ações administrativas e deu maior autonomia às Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e a regulamentação do regime de colaboração que permite que Estado e municípios estabeleçam parcerias na educação e promovam cooperações em ações como permuta de servidores e prédios. 

“O êxito do Geração Saber pode ser sentido no interesse que o programa despertou em outras administrações: hoje, o Município de Maceió já está implementando uma experiência semelhante na Secretaria Municipal de Educação e técnicos dos estados do Maranhão e Piauí também vieram a Alagoas para buscar informações que subsidiarão o desenvolvimento de seus projetos educacionais” conta. 

Investimentos

Teófilo lembra que a SEE também fortaleceu os investimentos em infraestrutura. O parque aquático do Centro Educacional e de Pesquisas Aplicadas (Cepa), recuperado em 2010, hoje abriga algumas das principais competições de natação do Estado e a rede lógica da administração foi modernizada para oferecer maior agilidade e comodidade para as atividades do servidor.

Maior complexo educacional da América Latina, o Cepa também já se encontra em obras: uma grande reforma estrutural vai transformá-lo em um espaço que integra lazer, esporte e educação, o que vai promover uma integração ainda maior entre os 15 mil alunos, professores  e funcionários que frequentam o complexo e a comunidade que faz uso do local para a prática de caminhadas e atividades esportivas. Além disso, o Cepa será contemplado com um programa de vídeomonitoramento que proporcionará maior segurança à comunidade escolar.

O prédio da administração central da Secretaria, sede do antigo Colégio Estadual, é outro espaço que passará por reforma. A obra, cuja ordem de serviço deve ser assinada ainda esta semana, vai entregar um prédio moderno aos servidores da pasta.

“Também estamos finalizando os trâmites para licitarmos a reforma de 75 escolas, a construção de novas unidades escolares e praças esportivas e a recuperação ou construção de quadras e ginásios”, adianta.

Transparência

 A gestão de Teófilo frente à Educação foi marcada pela transparência e diálogo aberto com as entidades que atuam no segmento. Nestes últimos dois anos, a SEE manteve parceria constante com órgãos de fiscalização como Ministério Público, Fórum de Combate à Corrupção e Controladoria Geral da União (CGU). 

Durante a tragédia das enchentes, a SEE convocou as entidades para expor a situação das escolas afetadas e também as convidou para serem parceiras no processo de monitoramento do uso das verbas alocadas pelo Governo Federal para a Reconstrução.

“Também fizemos questão de manter um diálogo franco e transparente com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), mostrando sempre o respeito que temos pelas entidades e a importância de que todos nós estejamos unidos em prol da educação que queremos e do desenvolvimento do estado de Alagoas”, declara.