quinta-feira, 2 de junho de 2011

Bombeiro mirim oferece cidadania a crianças do Selma Bandeira

 Projeto implantado em 2010 no conjunto Selma Bandeira, no Benedito Bentes, garante atividade física e orienta crianças da comunidade sobre regras de convivência

José Augusto

O projeto Bombeiro Mirim atua no conjunto Selma Bandeira
O projeto Bombeiro Mirim, implantado em 2010 no conjunto Selma Bandeira, tem dados bons resultados como fator de inclusão  das crianças da comunidade. O projeto do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas oferece atividades físicas e orientações sobre cidadania e regras de convivência comunitária.

Para o prefeito comunitário do Benedito Bentes, Silvânio Barbosa,  o projeto  garante proteção social  às crianças do bairro, que apresenta índices alarmantes quanto à exploração infantil. Outro grande problema apontado por ele é o acentuado índice de  criminalidade na região, principalmente em relação ao tráfico e ao consumo de drogas. Desde cedo, segundo ele, crianças são utilizadas para a venda de drogas e muitas acabam se tornando usuárias.

“Apesar das tentativas, o trabalho infantil ainda é grande. As crianças pedem esmolas e são utilizadas como auxiliares no trabalho de adultos. Nós, da prefeitura comunitária, tentamos combater isso, evitando que essas crianças faltem com respeito à sociedade ou mesmo à família e o projeto trouxe esta melhora no convívio familiar”, disse Silvânio Barbosa.

O Bombeiros Mirim mantém as crianças envolvidas no projeto longe da criminalidade. Durante as aulas, as crianças recebem instruções para o respeito à disciplina. “Oos instrutores acabam assumindo um pouco o papel de pai e mãe, passando um longo tempo com as crianças e  compartilhando diversos momentos”, afirma Silvânio Barbosa.

“Muitas das crianças moram na rua, têm família, mas ficam por aí. Os pais dizem que não sabem como deixar os filhos em casa e o Bombeiro Mirim dá ótimos resultados”, destacou o prefeito comunitário. 

Em 2010, os alunos destaques foram premiados pela prefeitura comunitária. O primeiro colocado ganhou uma bicicleta e os demais ganharam cestas básicas. A promessa para este ano é que o primeiro ganhe um computador. Para Josefa Paulino, mãe de aluno inserido no projeto, seu filho mudou bastante, inlcusive, no desempenho escolar. “Ele gosta muito do projeto. É muito importante para todos. Essa iniciativa dos bombeiros é muito boa”, disse a mãe do aluno.

Além do Bombeiro Mirim, que oferece atividades de inclusão social, o Corpo de Bombeiros de Alagoas oferece outras atividades coltadas ao desenvolvimento infantil, como o Projeto Golfinho, oferecido anualmente durante o período de  férias escolares.