quinta-feira, 2 de junho de 2011

Governo de Alagoas celebra Dia Mundial do Meio Ambiente


Atividades envolvem entrega de prêmios, passeio ciclístico, atividades culturais e exposição ambiental

Victor Guerra

 Dando início às ações em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, o Governo de Alagoas entrega, nesta quinta-feira (2), no Armazém Usina, em Jaraguá, a partir das 19h, o Prêmio Destaque Ambiental, criado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA). Outro evento importante em comemoração ao Dia do Meio Ambiente será a atividade festiva no próximo domingo (5), na Orla da Ponta Verde, organizado também pelas Secretarias de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e da Saúde (Sesau), que contará com shows e estandes ambientais.

Na noite desta quinta-feira (2), o IMA premiará personalidades ou entidades que se destacaram na luta pela preservação do meio ambiente em Alagoas. Este ano, entre os premiados, está o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Curt Trennepohl; o secretário de Estado da Defesa Social, Dário Cesar; o secretário Municipal de Meio Ambiente de Traipú, Jackson Borges; o deputado Estadual Inácio Loiola, e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), representada pelo bispo Dom Antônio Muniz.

Para o domingo, a partir das 6h, a expectativa é de muita diversão na Avenida Silvio Carlos Viana, na Orla da Ponta Verde. O Dia Mundial do Meio Ambiente será comemorado com atividades físicas e culturais, com aulas de alongamento, ginástica, grupos de dança, Coco de Roda, entre outras apresentações. Haverá também a Ecoexpo, com estandes de diversos órgãos públicos, entidades e empresas que lutam pela preservação ambiental e por alternativas sustentáveis em Alagoas. O dia festivo será encerrado às 16h, com um grande show do grupo Caçuá.

Além da programação na Orla da Ponta Verde, o Instituto do Meio Ambiente promove ainda no domingo o 5° Passeio Ciclístico, que terá concentração na Quadra Poliesportiva do Pontal da Barra, a partir das 8h. No local, serão entregues kits aos participantes que irão pedalar até o estacionamento do antigo Clube Alagoinha, com a assistência da equipe do IMA. Ao cruzar a linha de chegada, os participantes participarão ainda de um grande sorteio de prêmios. Para se inscrever, basta comparecer aos pontos de inscrição com RG e um quilo de alimento não-perecível.

As ações a serem realizadas no domingo foram idealizadas pelo Governo de Alagoas, por meio das Secretarias de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e do Instituto do Meio Ambiente. Também conta com o apoio de outros órgãos públicos como o Ibama, a Petrobras, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Secretaria de Estado do Turismo (Setur), o Corpo de Bombeiros, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPE), as secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação de Maceió (Sempma e Semed) e a Superintendência de Limpeza Urbana.

Setores da iniciativa privada também contribuíram para esse importante dia de alerta para a preservação ambiental. Entre os parceiros, estão o Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), a Faculdade da Cidade de Maceió (Facima), o Instituto para Preservação da Mata Atlântica, o Instituto Lagoa Viva, Instituto Biota de Conservação, as Usinas Sinimbu, Coruripe e Seresta, Cimpor Brasil, Fika Frio, Coca-cola/Conviver, Cooperativa Pindorama, Frascalli, Grupo João Lyra, Unimed, Moviment Fitness e Academia Aquativ.