quinta-feira, 2 de junho de 2011

Governo inaugura UCI na Maternidade Paulo Neto

Somente em equipamentos, foram investidos R$ 500 mil na unidade

Josenildo Törres
Foto: Olival Santos

UCI foi inaugurada nesta quinta-feira, na Maternidade Paulo Neto
Em mais uma iniciativa para reduzir a mortalidade infantil, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), inaugurou nesta quinta-feira (2) uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) na Maternidade Paulo Neto, para atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa do Estado em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e a Prefeitura de Maceió recebeu investimentos na ordem de R$ 500 mil somente em equipamentos, além da garantia de recursos do governo estadual para manutenção e custeio do novo serviço.

Com a nova UCI, os usuários do SUS contarão com oito novos leitos para tratar de recém-nascidos que apresentem problemas de saúde. Por meio desta medida, o Governo do Estado irá assegurar que mais crianças sejam salvas e, consequentemente, seja reduzido o índice de mortalidade infantil em Alagoas, segundo destacou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, em seu discurso. De acordo com ele, os investimentos feitos na Maternidade Paulo Neto foram possíveis porque a unidade é a que mais atende pacientes do SUS em Alagoas, segundo relatório do DataSUS.

A solenidade de inauguração reuniu o secretário Alexandre Toledo; o secretário de Saúde de Maceió, Adeílson Loureiro; o diretor geral da unidade, José Dagmar Vaz; o secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado, que representou o governador Teotonio Vilela Filho, além da secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Kátia Born.

“Um dos focos da gestão do governador Teotonio Vilela Filho é reduzir a mortalidade infantil em Alagoas e estamos obtendo êxito nesta batalha. Para isso, temos trabalhado junto com as unidades de saúde parceiras, pois o percentual de mortes ainda está longe do aceitável, mas diante da grande redução contabilizada, temos a convicção que nossas ações estão no caminho certo”, frisou o secretário de Estado da Saúde.

“Fortalecer parcerias para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pelo SUS é um compromisso do Governo do Estado. A inauguração da UCI do Hospital da Mulher é um exemplo de que a união de esforços entre o governo estadual, municipal e o setor filantrópico deve ser sempre aprimorada em prol dos que mais precisam”, destacou o secretário Álvaro Machado.

De acordo com o diretor geral da Maternidade Paulo Neto, José Dagmar Vaz, com a inauguração da nova UCI, a unidade poderá ampliar o atendimento aos usuários do SUS, que segundo ele sempre foram prioridade na instituição. “Este projeto era um sonho, através dele conseguimos qualificar o atendimento aos recém-nascidos que vêm ao mundo por meio da Paulo Neto. Temos que agradecer ao Governo do Estado pela sensibilidade em ampliar nossa unidade, para que pudéssemos prestar um serviço de referência, que contribua para reduzir a mortalidade infantil em Alagoas”, frisou.

Com a implantação da UCI, o diretor afirmou que haverá uma ampliação no número de recém-nascidos. Ainda de acordo com ele, mensalmente a Maternidade Paulo Neto chega a realizar até mil atendimentos e a tendência é aumentar o número de procedimentos. “Temos o compromisso de continuarmos sendo uma referência para os usuários do SUS e com este serviço continuaremos cumprindo nossa missão, que é contribuir para o bem-estar dos alagoanos”, assegurou José Dagmar Vaz.