quinta-feira, 2 de junho de 2011

Corpo de Bombeiros de Alagoas vai ganhar três caminhões de combate a incêndio

Viaturas aumentarão reserva de água da Corporação e darão maior suporte aos atendimentos

Thássia Santos

Mais três caminhões de combate a incêndio, mais especificamente Autos Bomba Tanque (ABT), serão adquiridos pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL). As viaturas, que terão capacidade de armazenamento de cinco mil litros de água cada, aumentarão a reserva de água da Corporação, possibilitando um maior suporte nos atendimentos às ocorrências de combate a incêndio na capital e no interior do Estado.

 A compra já foi autorizada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e, no momento, aguarda a aprovação do governador Teotônio Vilela para sua conclusão, uma vez que o valor ultrapassa 350 mil reais. Segundo a Diretoria de Material e Patrimônio (DMP), após a liberação do governo, as empresas terão um prazo de 60 dias para entregar as viaturas, que totalizarão mais de R$ 1 milhão em investimentos na área de combate a incêndio.

Das três viaturas, duas serão adquiridas com recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública, e a terceira com recursos da Taxa de Bombeiros 2010, e o processo de compra se dará através de ata de registro, elaborada com base na licitação realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Para o diretor da DMP, tenente coronel BM Edvaldo Nunes, “os ABTs virão para melhorar o serviço de combate a incêndio da Corporação, com o aumento da reserva de água e a garantia de um suporte ideal durante as ocorrências”, enfatizou o diretor, declarando que a viatura adquirida com a taxa ficará alocada em Maceió, visto que é paga pela população da capital, e as outras duas deverão ser empregadas em unidades operacionais do interior.

Com a chegada dos novos ABTs, o comandante geral do CBMAL, coronel Neitônio Freitas dos Santos, estuda a possibilidade de implantar um novo subgrupamento na área de Jacarecica, cobrindo assim as extremidades da cidade de Maceió. O novo subgrupamento deverá contar com unidades de resgate (UR), viaturas de salvamento e de combate a incêndio, garantindo um menor tempo-resposta aos casos ocorridos próximos ao local.