quinta-feira, 2 de junho de 2011

Nonô quer engajamento da Prefeitura na segurança pública

Intenção é desburocratizar serviços em comunidades beneficiadas com a Polícia Comunitária

Wellington Santos

O vice-governador de Alagoas, José Thomaz Nonô, fez nesta quinta-feira (2) uma visita de cortesia ao prefeito de Maceió, Cícero Almeida, com o objetivo de aproximar o  Executivo estadual e municipal para desburocratizar e oferecer mais agilidade nas necessidades das comunidades beneficiadas pelo serviço de Polícia Comunitária. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito, no bairro de Jaraguá.

Objetivo da reunião foi aproximar dois poderes para minimizar violência

Segundo Nonô, há problemas que não são necessariamente ligadas à violência nas comunidades e que podem ser resolvidos com um, dois ou no máximo cinco dias. Atualmente, Maceió possui quatro bases de policiamento comunitário, que teve início com o projeto-piloto instalado pelo governo de Alagoas em 2009, no conjunto Selma Bandeira, localizado no complexo habitacional Benedito Bentes e que conta com a parceria do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do governo federal.

De acordo com os últimos dados da Secretaria de Estado da Defesa Social, no Selma Bandeira houve redução em cerca de 75% nos homicídios. Na última terça-feira, a comunidade do Selma Banderia ganhou oficialmente um prédio totalmente padronizado com toda a estrutura necessária para o serviço dos 16 policiais que atuam na área.

“Embora reconheçamos os ótimos resultados que já se verificam com a presença da Polícia Comunitária, queremos ampliar esse conceito para que essas bases não sirvam só como uma delegacia de polícia”, pontuou Nonô. “Em função disso, fizemos ver ao prefeito de Maceió que nessas comunidades há demandas como a falta de luz no poste, problemas de esgoto, às vezes um remédio ou um internamento e que podem ser resolvidos com no máximo cinco dias”, ressaltou o vice-governador.

“Como há problemas que dizem respeito à alçada do poder público municipal, fizemos ver ao prefeito que seria importante o engajamento da prefeitura, com o envolvimento de uma pessoa indicada por ele, que pudesse ser o elo entre a comunidade e o poder público para dar agilidade nesses problemas e evitar que o cidadão tenha que se submeter à burocracia de uma papelada que tramita lentamente nos órgãos públicos”, completou o vice-governador.

Segundo ele, é fundamental o engajamento do prefeito para que problemas da  competência da Prefeitura sejam resolvidos com a celeridade necessária e vice-versa. De acordo com o prefeito Cícero Almeida, não haverá problemas para atender ao pedido. Ele garantiu que a parceria entre Estado e município nesse sentido será consolidada.

“O governo pode contar conosco, até porque os terrenos para a construção das bases de Polícia Comunitária foram cedidos pela prefeitura”, ressaltou Almeida, que recebeu do vice-governador um amuleto adquirido durante uma viagem  feita  recentemente à Turquia, “É um presente para evitar o mau olhado”, brincou o vice-governador.