quarta-feira, 1 de junho de 2011

Mutirão da Cidadania promove casamento comunitário em Matriz do Camaragibe


Evento também garantiu expedição de documentos de identidade e registro de nascimento 


Emília Bezerra

O secretário Marcelo Palmeira acompanhou mutirão
O governo do Estado, através da Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), realizou, nesta quarta-feira (1º), em parceria com o Poder Judiciário,  o Mutirão da Cidadania. O projeto contemplou a população do município de Matriz do Camaragibe com serviços de emissão de certidão de nascimento, carteira de identidade e casamento comunitário. Cerca de mil pessoas foram beneficiadas com o evento, que também contou com o apoio da prefeitura da cidade.

O secretário de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social, Marcelo Palmeira, acompanhou o mutirão e falou sobre a importância do casamento e da instituição familiar. “A família é o núcleo mais importante da sociedade. Através dela adquirimos paz, harmonia, felicidade e forças para enfrentar as dificuldades”, afirmou.

Entre os beneficiados com a cerimônia, estão o casal José Antônio de Oliveira, 71, e sua mulher, Rosicleide da Silva Santos, 19, que oficializaram a união. Os dois já viviam junto e têm três filhos.
O casal Antonio e Rosicleide oficializou a união
A coordenadora estadual do Comitê de Combate ao Sub-registro, Josilene Lira, também destacou a importância do evento, que contribuiu para levar cidadania aos moradores da região norte de Alagoas. “Essa ação reforçou o papel do cidadão, fortalecendo o direito de acesso aos benefícios sociais e programas municipais, estaduais e federais”, disse. “O Estado atingiu seu objetivo, cumprindo mais uma etapa na erradicação do sub-registro e oportunizando a garantia da cidadania”, acrescentou.
Além de contribuir para o acesso à documentação básica, a equipe do comitê de sub-registro desenvolveu, junto a agentes de saúde do município de Matriz do Camaragibe, atividades de conscientização sobre a importância da certidão de nascimento. O objetivo da medida é minimizar os índices de sub-registro no Estado. Esta, segundo Josinele Lira, é uma exigência do convênio firmado entre o governo de Alagoas e o governo federal.

O mutirão de Matriz do Camaragibe foi o primeiro de uma série de atividades. Os próximos municípios beneficiados serão Jacuípe (8/6), Joaquim Gomes (15/6) e Satuba (22/6).