quarta-feira, 1 de junho de 2011

Estado e Maternidade Paulo Neto inauguram UCI nesta quinta-feira

Oito novos leitos serão disponibilizados à população

Mônica Lima

A assistência a gestantes e recém-nascidos em Alagoas ganhará reforço com a inauguração da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do Hospital da Mulher – Unidade Avançada Paulo Neto, que estará disponibilizando oito novos leitos para a rede pública. A inauguração acontece nesta quinta-feira (2), às 10h, e contará, entre outras presenças, com a participação do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo.

Na avaliação do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, que esta semana esteve reunido com técnicos do Ministério da Saúde, Sesau, Uncisal e HU sobre a implantação da Rede Cegonha em Alagoas, "o governo continuará intensificando os investimentos na assistência às gestantes e crianças alagoanas. São ações efetivas que possuem relação direta com a humanização antes, durante e após o parto e que contribuem efetivamente para reduzir a mortalidade infantil", disse.  

A inauguração da UCI foi possível graças a uma parceria entre a secretaria de Estado da Saúde e a direção do Hospital da Mulher. Segundo o secretário Alexandre Toledo, a ação faz parte do projeto de ampliação de leitos neonatais, como também da política de combate à mortalidade infantil, que está  sendo executada pelo governo do Estado.

O diretor-geral do Hospital da Mulher, José Dagmar Vaz, disse que a inauguração é de fundamental importância para a unidade avançada Paulo Neto, que foi incorporada ao Complexo Sanatório. “Esse é um investimento do governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que foi sensível ao nosso pleito e está dotando a maternidade  com capacidade para oito leitos de UCI”, frisou. 

Com a implantação da UCI, o diretor afirmou que haverá uma melhoria na assistência prestada aos recém-nascidos. Mensalmente, já chegaram a ser realizados mil atendimentos na Unidade Avançada Paulo Neto e o diretor acredita que a tendência é aumentar com a instalação da Unidade de Cuidados Intermediários.