quarta-feira, 1 de junho de 2011

Estado garante medicamentos mais perto da população de Palmeira

Governo inaugurou nesta quarta-feira a unidade descentralizada do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica no município

Luciana Mendonça
Fotos: Ascom/Sesau

Ceaf garante medicamento à população de Palmeira
O Governo do Estado inaugurou nesta quarta-feira (1º) uma sede do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (Ceaf), que faz parte do projeto de descentralização do serviço de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Coruripe, São Miguel dos Campos e Penedo também ganharão sedes do Ceaf.

A iniciativa do Governo, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, visa promover cidadania e oferecer mais comodidade aos pacientes portadores de doenças crônicas.“Receber a medicação na cidade que moro é muito importante para minha vida, porque dependo deste remédio para sobreviver. Há oito anos, fiz um transplante renal e tenho que tomar remédio por toda a vida. Antes, eu tinha que pegar a medicação na capital ou em Arapiraca. Agora, com a Ceaf em Palmeira, ficou mais fácil tanto para mim quanto para outros pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)”, relata Ednaldo da Mota, 40 anos. Ele precisa receber mensalmente a medicação disponibilizada pelo SUS.

Além de Palmeira dos Índios, a nova unidade beneficiará a população dos municípios Minador do Negrão, Cacimbinhas, Major Izidoro, Estrela de Alagoas, Quebrangulo, Igaci, Mar Vermelho, Tanque D’Arca e Maribondo.

Durante a inauguração, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, elogiou a ação do município para implantação do CEAF e reafirmou o compromisso do governo do Estado para descentralização dos serviços de saúde baseada na política de humanização, ampliação e modernização da Assistência Farmacêutica do Estado. 

O secretário Alexandre Toledo destacou parcerias
"A parceria entre os governos federal, estadual e municipal é fundamental para qualidade dos serviços de saúde e desenvolvimento de políticas públicas”, disse Toledo, destacando o trabalho realizado pela Diretoria de Assistência Farmacêutica para facilitar o acesso à medicação aos usuários do SUS.

O prefeito de Palmeira dos Índios, James Ribeiro, ressaltou a importância do Ceaf para os pacientes não só de Palmeira dos Índios como das cidades que fazem parte da 9ª microrregião de saúde e o apoio do governo do Estado para implantação do serviço. “Esta ação representa o compromisso desta administração com a melhoria da qualidade de vida da população de Palmeira.”, disse Ribeiro.

A secretária de Saúde do município, Alexandra Ludugero, disse que a inauguração do Ceaf faz parte de uma série de ações do município para melhorias na saúde e que a parceria com o governo do Estado é fundamental para garantir assistência à população. “Este serviço representa um ato de cidadania, porque só quem depende de uma medicação e sofre com doença crônica sabe da importância do Ceaf”, disse a secretária.

No Ceaf de Palmeira dos Índios serão disponibilizados medicamentos para pacientes com doenças de Alzheimer, Mal Parkinson, esquizofrenia, acne grave, hormônio de crescimento e paciente renal crônico, entre outras patologias.  Além disso, serão investidos mensalmente cerca de R$ 180 mil na compra de medicamentos. Desde novembro de 2009, com a Portaria 2981, do Ministério da Saúde, que a antiga Farmex foi denominada de Ceaf. 

O evento contou com a participação do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, do prefeito de Palmeira dos Índios, James Ribeiro, da secretária de Saúde do município, Alexandra Ludugero, do diretor de Assistência Farmacêutica, Fábio Pacheco, entre outras autoridades.