Quatro cidades do interior e bairros da capital serão contemplados com a emissão gratuita de carteira de identidade.
Aarão José
A equipe itinerante do Instituto de Identificação Delegado Mário Pedro continua levando a emissão gratuita de carteira de identidade ao encontro das comunidades carentes de bairros da capital e de cidades do interior. Durante o mês de junho, eles pretendem atender mais de mil pessoas em mutirões realizados em parceria com o Tribunal de Justiça, Fundo Especial para o Registro Civil (FERC), Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de Alagoas (Arpen), Associação dos Notários e Registradores (Anoreg), Defensória Pública e as Secretarias de Defesa Social e de Assistência Social.
A primeira cidade a receber a equipe é a de Matriz de Camaragibe. Nesta quarta-feira (01), no começo da manhã, vários moradores já aguardavam na fila a oportunidade de ser recebido para solicitar gratuitamente sua carteira de identidade. O processo de atendimento é simples, basta levar a Certidão de Nascimento ou de Casamento original, comprovante de residência e foto 3X4.
Contando com uma estrutura de gabinete e cadeiras para atendimento ao público, a equipe formada por cinco profissionais irá percorrer ainda, ainda este mês, as cidades de Jacuípe (dia 08), Joaquim Gomes (15) e Satuba (22).
De acordo com a diretora do II, Maria Madalena, o Instituto de Identificação Itinerante é destinado a pessoas de baixa renda que não têm a oportunidade de se deslocar até uma das 16 unidades espalhadas pelo Estado para tirar seu documento de identidade.
“Temos a maior rede de postos de atendimento do Brasil, com doze unidades no interior e quatro na Capital, mas, muitas vezes o cidadão não tem condições financeiras para se deslocar até uma delas. Com os mutirões, conseguimos atender e garantir que todo cidadão alagoano tenha o direito a sua identidade civil”, afirmou Madalena.
Em Maceió, o Instituto de Identificação Itinerante também já tem um calendário definido para atuar. A equipe vai se instalar nos bairros do Clima Bom no dia 08, Vergel do Lago, no dia 14, e Jacintinho no dia 21, durante a inauguração das Bases Comunitárias.
Madalena lembra que todos os postos de atendimento fixos do Instituto de Identificação continuam atendendo normalmente a população Alagoana. Segundo a diretora, cada um deles tem a capacidade de atender no mínimo 70 cidadãos, diariamente, com o prazo de emissão da carteira em cinco dias para a primeira via e dez dias para a segunda.
“Estamos trabalhando normalmente com atendimento ao público nos dois horários”, explicou a diretora, anunciando que, nos próximos dez dias, a matriz do Instituto de Identificação, localizada no Centro da Capital, estará recebendo computadores novos destinados ao atendimento a população.