Técnicos da área de planejamento e de orçamento de todas as secretarias e órgãos estaduais conhecerão o novo modelo do PPA
Bárbara Pacheco
Com o intuito de auxiliar as equipes das secretarias e órgãos estaduais responsáveis pela definição das ações prioritárias para o Plano Plurianual (PPA) 2012-2015, a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) promoverá, na próxima sexta-feira (3), a capacitação de alinhamento estratégico. O curso acontecerá na sede do Sebrae/AL, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
O foco da oficina é alinhar as prioridades das setoriais com a estratégia do Governo, previamente estabelecida no Plano Estratégico de Desenvolvimento do Estado de Alagoas para o horizonte 2011-2022, desenvolvido com o suporte técnico da empresa de consultoria Macroplan. A iniciativa também visa consolidar os conceitos e objetivos do novo PPA.
No primeiro momento do curso, os 80 técnicos participantes serão orientados sobre as inovações no modelo do PPA 2012-2015, bem como serão relembrados sobre as premissas que envolvem a construção de um Plano eficiente, norteado pela estratégia geral do Governo.
A inclusão de carteira de projetos estruturantes, novos ou em andamento, já na etapa da elaboração do PPA; a clara identificação dos resultados esperados; o painel de indicadores sociais; o monitoramento dos resultados por meio de coordenadores e gerentes dispostos em cada secretaria; e, principalmente, a comunicação direta com a sociedade, são as novidades que marcam o atual modelo do PPA.
À tarde, os técnicos colocarão em prática todos os conceitos vistos anteriormente com o treinamento no Sistema de Apoio ao Alinhamento – utilizado para a elaboração do PPA.
O secretário adjunto do Planejamento e do Orçamento, José Cândido Nascimento, a superintendente de Planejamento e Políticas Públicas, Brígida Renê – ambos da Seplande – e os consultores da Macroplan vão ministrar a capacitação.
Elaboração
O processo de elaboração do PPA é um trabalho de todas as setoriais do Estado com a coordenação da Seplande e a participação da sociedade. Através do Plano, são estabelecidas, de forma organizada, as estratégias, diretrizes, objetivos, ações e metas que orientarão a aplicação dos recursos públicos nos próximos quatro anos.
As secretarias e órgãos estaduais devem analisar os insumos para a elaboração do PPA, avaliar a situação da área de atuação de cada setorial, bem como identificar desafios, sugerir novas propostas, programas e ações alinhadas com os objetivos do Governo. A partir disso, serão definidos os resultados, que irão compor – com o apoio da consultoria – um painel setorial de indicadores.
Cabe à Seplande elaborar diretrizes e prever um cenário de recursos para orientar a construção do Plano, assim como desenvolver um sistema informatizado de apoio à elaboração, capacitar e fornecer apoio às equipes das setoriais para o desenvolvimento do PPA, fazer análise de consistência das proposições e, por fim, negociar os ajustes e consolidar o Plano Plurianual 2012-2015.