segunda-feira, 20 de junho de 2011

Exposição Agropecuária da Bacia Leiteira será realizada em setembro

Governo, setor produtivo e criadores lançaram evento nessa sexta-feira, em Batalha; o X Congresso Internacional do Leite acontecerá simultaneamente com a exposição

Diego Barros

O município de Batalha vai sediar a 34ª Exposição Agropecuária da Bacia Leiteira (Expobatalha) na primeira quinzena de setembro. O lançamento oficial da exposição ocorreu nessa sexta-feira (17), no Clube ABC, no Centro da cidade, e contou com a participação do secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas, do prefeito de Batalha, Paulo Dantas, criadores, agricultores familiares e representantes de instituições parceiras.

O evento, que já faz parte do calendário oficial do setor agropecuário alagoano, vai reunir animais para exposição, julgamento, comercialização e torneios leiteiros. “A pecuária de leite de Alagoas se fortalece a cada edição da Expobatalha”, frisou o secretário Jorge Dantas. “Por isso, temos a determinação do governador Teotonio Vilela para apoiar os criadores nesse evento”, destacou.

Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores de Leite do Estado de Alagoas (Sindleite), André Ramalho, esse é o momento da retomada da pecuária de leite no Estado. “Diante do empenho do governo, dos criadores, das parcerias que estão sendo feitas, dos programas que estão sendo executados, esse é o momento da retomada do crescimento da pecuária leiteira”, narrou.

O prefeito de Batalha, Paulo Dantas, também falou da retomada do crescimento da pecuária e citou um investimento que será feito pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (Ifal) no município. “Batalha vai ganhar uma unidade de ensino do Ifal, para formar técnicos aqui da região que venham atender às demandas do setor”, disse. 

A informação foi confirmada pelo reitor do Ifal, Sérgio Teixeira Costa. Segundo ele, a unidade vai formar mão-de-obra qualificada de nível técnico e superior para atender ao desenvolvimento econômico local. “Estamos num processo de expansão. Já atendemos a 11 municípios de Alagoas, mas queremos chegar a mais quatro”, garantiu o reitor.

Congresso Internacional de Leite – Na solenidade de lançamento da 34ª Expobatalha, também houve o lançamento oficial do X Congresso Internacional do Leite, que pela primeira vez será realizado no Nordeste, por meio de uma parceria entre a Embrapa e o governo do Estado, com apoio de diversos parceiros, inclusive o Sebrae/AL e o Banco do Nordeste.

Segundo o chefe geral da Embrapa Gado de Leite, Duarte Vilela, o Nordeste foi escolhido para sediar o evento, que acontece em outubro, por responder por 13% da produção nacional de leite. “E Alagoas foi selecionada entre todos os Estados do Nordeste pela sua tradição na produção de leite, por possuir animais de boa genética, pelo interesse dos criadores e pela simpatia dos alagoanos”, esclareceu.